Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação, autoassociação e comportamento interfacial de nanopartículas de ouro com caráter janus

Processo: 14/01807-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 04 de maio de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Watson Loh
Beneficiário:Ana Maria Percebom Sette da Silva
Supervisor no Exterior: Luis M. Liz-Marzán
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Centre for Cooperative Research in Biomaterials (CIC biomaGUNE), Espanha  
Vinculado à bolsa:12/21930-3 - Controle de autoassociação de nanopartículas através das interações envolvendo surfactantes e polímeros, BP.PD
Assunto(s):Nanopartículas   Coloides   Ouro

Resumo

Nanopartículas com dois hemisférios diferentes, chamadas de nanopartículas Janus (JanusNP), podem se comportar de forma semelhante a moléculas de surfactantes mas em uma escala de tamanho diferente. Assim, as interações entre as nanopartículas podem levar a um processo de autoassociação em solventes e em interfaces. Esse comportamento pode ser especialmente importante para sistemas formados por nanopartículas de metais nobres devido à possibilidade de se controlar propriedades relacionadas aos fenômenos de Ressonância de Plasmon de Superfície Localizado (LSPR) e Espalhamento Raman Intensificado por Superfície (SERS). O presente projeto visa promover um recobrimento seletivo de cada hemisfério de nanopartículas de ouro com polímeros de natureza química antagônica (hidrofóbico vs. hidrofílico) para produzir JanusNP. Em alguns casos, sistemas com sensibilidade a temperatura serão preparados através do uso de polímeros que exibem uma transição de fase com leve aquecimento, como ocorre com a poli(N-isopropilacrilamida) a 32ºC. Através da obtenção de JanusNP, o objetivo seguinte é o estudo do processo de autoassociação em diferentes solventes, bem como em interfaces ar/líquido através do preparo de monocamadas usando balança de Langmuir. Finalmente, várias técnicas serão utilizadas para caracterizar as nanopartículas, as estruturas de autoassociação e os arranjos das monocamadas, além de analisar e explorar as suas propriedades resultantes. Entre as técnicas, podemos mencionar espectroscopia UV-Vis, espalhamento de luz dinâmico (DLS), medidas de tensão interfacial, Espectroscopia de Efeito Overhauser Nuclear por Ressonância Magnética Nuclear (NOESY-RMN, Espalhamento Raman e Microscopia de Transmissão e Varredura de Elétrons (TEM e SEM). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDEZ-RODRIGUEZ, MIGUEL A.; PERCEBOM, ANA M.; GINER-CASARES, JUAN J.; RODRIGUEZ-VALVERDE, MIGUEL A.; CABRERIZO-VILCHEZ, MIGUEL A.; LIZ-MARZAN, LUIS M.; HIDALGO-ALVAREZ, ROQUE. Interfacial Activity of Gold Nanoparticles Coated with a Polymeric Patchy Shell and the Role of Spreading Agents. ACS OMEGA, v. 1, n. 2, p. 311-317, AUG 2016. Citações Web of Science: 3.
PERCEBOM, ANA M.; GINER-CASARES, JUAN J.; CLAES, NATHALIE; BALS, SARA; LOH, WATSON; LIZ-MARZAN, LUIS M. Janus gold nanoparticles obtained via spontaneous binary polymer shell segregation. CHEMICAL COMMUNICATIONS, v. 52, n. 23, p. 4278-4281, 2016. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.