Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da galectina-3 na migração de neuroblastos em modelo de traumatismo crânio-encefálico

Processo: 14/00927-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 19 de maio de 2014
Vigência (Término): 25 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Marimélia Aparecida Porcionatto
Beneficiário:Mayara Terra Villela Vieira Mundim
Supervisor no Exterior: Francis George Szele
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Oxford, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:12/06810-1 - Mecanismos moleculares envolvidos na determinação do destino de neuroblastos migratórios, BP.DR
Assunto(s):Quimiotaxia

Resumo

Existem duas área neurogênicas principais no sistema nervoso central em mamíferos adultos: a zona subgranular do giro denteado do hipocampo, que produz células-tronco neurais que se diferenciam em neurônios que integram o hipocampo, e a zona subventricular (SVZ) do ventrículo lateral, na qual as células-tronco neurais dão origem a neuroblastos que migram para o bulbo olfatório, onde se diferenciam em interneurônios. Em condições patológicas, os neuroblastos derivados da SVZ migram para a área lesionada na tentativa de reparar a populacão de células. Essa migração é guiada por moléculas solúveis secretadas por células próximas à área lesionada. Recentemente foi demonstrado que Galectina-3, necessária para a migração de neuroblastos para o bulbo olfatório em condições fisiológicas, também participa de eventos de neurogênese em derrame e esclerose múltipla. Dados preliminaries mostraram que a expressão de Galectina-3 também é aumentada em modelo de traumatismo cranio-encefálico (TCE). Assim, nossa principal questão é como Galectina-3 regula a neurogênese e a migração de neuroblastos em TCE. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHANG, EUN HYUK; ADORJAN, ISTVAN; MUNDIM, MAYARA V.; SUN, BIN; DIZON, MARIA L. V.; SZELE, FRANCIS G. Traumatic Brain Injury Activation of the Adult Subventricular Zone Neurogenic Nichet. FRONTIERS IN NEUROSCIENCE, v. 10, AUG 2 2016. Citações Web of Science: 24.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.