Busca avançada
Ano de início
Entree

Dicas De Quem Já Leu: uma análise discursiva das representações de leitura inscritas em depoimentos de leitores postados no blog do Galeno

Processo: 14/02515-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 05 de maio de 2014
Vigência (Término): 04 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luzmara Curcino Ferreira
Beneficiário:Rafael Borges Ribeiro dos Santos
Supervisor no Exterior: Jorge Larrosa
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:13/14868-2 - "Dicas de quem já leu": uma análise discursiva das representações de leitura inscritas em depoimentos de leitores postados no blog do Galeno, BP.IC
Assunto(s):Leitura   Leitores   Formação de leitores   Análise do discurso   História cultural

Resumo

Este Projeto de Pesquisa se inscreve no interior de um projeto geral, coordenado junto ao Departamento de Letras pela Profa. Dra. Luzmara Curcino (FAPESP, 2010/16139-0), no qual se busca empreender um levantamento e descrição de perfis de comunidades leitoras contemporâneas. Para contribuirmos com a descrição desses perfis de leitores temos nos dedicado a analisar o Blog do Galeno, e mais especificamente a seção intitulada "Dicas de quem já leu", composta atualmente por 370 comentários de personalidades públicas (cantores, políticos, atores, etc.), que indicam o que ler. Dessa forma, temos buscado indícios acerca das práticas de leitura de que esses sujeitos se valem e das representações discursivas que compartilham acerca do que é a leitura, do que é ser leitor, de quais são os livros que merecem ser declarados como livros lidos e o que dizem sobre os livros hipoteticamente lidos cuja leitura essas personalidades recomendam. Para tanto, nos valemos teoricamente da Análise do Discurso de linha francesa e de alguns princípios da História Cultural da leitura. A proposta de realização desse estágio no exterior visa, de modo geral, ampliar nosso contato com teorias e abordagens metodológicas sobre o tema da leitura e fortalecer as relações acadêmicas que podem ser estabelecidas entre as duas universidades (brasileira e espanhola) envolvidas. Nossos objetivos específicos com a realização do estágio de pesquisa junto à Universidad de Barcelona (UB) sob a supervisão de reconhecido pesquisador na área de estudos da leitura, o professor doutor Jorge Larrosa Bondía, são: a) apresentar e discutir nossa pesquisa com o referido professor; b) consultar bibliografia específica e atualizada sobre o tema da leitura em bibliotecas e livrarias estrangeiras; c) participar de encontros, palestras, seminários que ocorram no período de nosso estágio e que possam contribuir com o desenvolvimento do projeto que vem sendo realizado no Brasil e com nossa formação geral. (AU)