Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da diversidade morfológica e genômica de diferentes populações de espécies de Brevipalpus (Acari: Tenuipalpidae) transmissores de vírus e de suas competências como vetor

Processo: 13/25713-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Elliot Watanabe Kitajima
Beneficiário:Aline Daniele Tassi
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Genomas   Ácaros

Resumo

Brevipalpus é um gênero de ácaros pertencentes à família Tenuipalpidae (Acari: Prostigmata), que são comumente encontrados nas regiões tropical e subtropical em todo o mundo. O gênero inclui mais de 280 espécies, e apresenta importância econômica porque causam danos a diversas culturas como pragas e, também por que algumas espécies transmitem vírus de plantas. B. californicus Banks, B. obovatus Donnadieu e B. phoenicis (Geijskes) são as espécies atualmente conhecidas como vetoras de vírus. As espécies de Brevipalpus são morfologicamente similares e, algumas delas, têm sido erroneamente identificadas. Dentre as doenças transmitidas por esses ácaros encontra-se a leprose dos citros que é considerada uma das doenças mais destrutivas da indústria citrícola. A leprose é considerada uma das importantes viroses de citros. No Estado de São Paulo, maior produtor mundial de suco de laranja, gastam-se cerca de US$ 80 milhões/ano com acaricidas, para o controle do ácaro vetor Brevipalpus phoenicis. O presente projeto tem como objetivo geral gerar subsídios para rápida e acurada identificação de espécies de Brevipalpus, contribuir para a sistemática do grupo e relacioná-la à transmissão de vírus, principalmente o da leprose dos citros tipo citoplasmático (CiLV-C). Espera-se assim contribuir para melhor entendimento da epidemiologia do vírus e manejo. O objetivo deste projeto é contribuir para esclarecer algumas destas pendências, continuando com o projeto iniciado no mestrado (TASSI, 2014), combinando técnicas morfológicas (microscopia de luz e eletrônica [varredura e transmissão]), e moleculares (marcadores dos ácaros e sua mitocôndria e do simbionte Cardinium). A ideia básica é analisar em detalhe características morfológicas externas e internas de diferentes populações de B. phoenicis e de outros Brevipalpus para encontrar características, além das setas laterodorsais e solenídion no tarso da perna dois, que possam auxiliar na discriminação das espécies, como a espermateca e padrões de reticulação do dorso e ventre, e também sempre que possível, usando marcadores moleculares (GROOT, 2006; NAVIA et al., 2013). Paralelamente, sempre que viável, avaliar a eficiência na transmissão do CiLV-C e outros VTB. Realizar estudos ultraestruturais de diferentes tipos morfológicos de espermateca e da movimentação do vírus da leprose dos citros pelo corpo do ácaro vetor. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS-GONZALEZ, PEDRO LUIS; CHABI-JESUS, CAMILA; BANGUELA-CASTILLO, ALEXANDER; TASSI, ALINE DANIELE; RODRIGUES, MARIANE DA COSTA; KITAJIMA, ELLIOT WATANABE; HARAKAVA, RICARDO; FREITAS-ASTUA, JULIANA. Unveiling the complete genome sequence of clerodendrum chlorotic spot virus, a putative dichorhavirus infecting ornamental plants. ARCHIVES OF VIROLOGY, v. 163, n. 9, p. 2519-2524, SEP 2018. Citações Web of Science: 2.
TASSI, ALINE DANIELE; GARITA-SALAZAR, LAURA CRISTINA; AMORIM, LILIAN; NOVELLI, VALDENICE MOREIRA; FREITAS-ASTUA, JULIANA; CHILDERS, CARL C.; KITAJIMA, ELLIOT W. Virus-vector relationship in the Citrus leprosis pathosystem. Experimental and Applied Acarology, v. 71, n. 3, p. 227-241, MAR 2017. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TASSI, Aline Daniele. Diversidade morfológica e genética de diferentes espécies de Brevipalpus (Acari: Tenuipalpidae) e suas competências como vetores de vírus. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.