Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo populacional de cães e gatos: métodos quantitativos para caracterizar populações, identificar prioridades e estabelecer indicadores

Processo: 13/12076-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Fernando Ferreira
Beneficiário:Oswaldo Santos Baquero
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Demografia   Dinâmica de populações   Modelos matemáticos   Epidemiologia veterinária

Resumo

O projeto está dividido em 5 partes, das quais a primeira e a terceira já foram desenvolvidas. Na primeira parte foi usado um desenho amostral complexo para estimar parâmetros demográficos de cães e gatos domiciliados da área urbana do município de Votorantim, SP. No total foram estimados 118 parâmetros e para cada um calculou-se a preciso e o efeito do desenho amostral. Na segunda parte será desenvolvido e validado um algoritmo para calcular o tamanho e a composição amostral para um desenho complexo Especificamente será avaliada a correspondência entre a preciso a priori especificada no algoritmo e as precisões obtidas mediante rotinas estocásticas. Também será avaliada a acurâcia das estimativas obtidas em tais rotinas. Na terceira parte foram usadas informações obtidas no inquérito, para identificar perfis de opiniões sobre o abandono de cães e gatos. Mediante análises de correspondências múltiplas foram caracterizadas e avaliadas as associações entre as opiniões em relação ao destino mais frequente de cães e gatos domiciliados, as opiniões sobre a tolerância que os donos têm frente a comportamentos potencialmente problemáticos dos seus animais, a presença de cães ou gatos no domicílio dos entrevistados e a existência de razões que levariam aos entrevistados a abandonar seus animais. Na quarta parte será desenvolvido um modelo matemático de equações diferenciais ordinárias acopladas, para avaliar o efeito de diferentes cenários de manejo populacional, considerando o controle reprodutivo, o abandono, a adoço e a reposição de animais. Na quinta parte também será usado um modelo matemático de equações diferenciais ordinárias acopladas, para avaliar da eficiência de métodos de controle reprodutivo com efeitos temporários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Vira-latas sob controle 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Vira-latas sob controle 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAQUERO, OSWALDO SANTOS; AMAKU, MARCOS; DIAS, RICARDO AUGUSTO; HILDEBRAND GRISI FILHO, JOSE HENRIQUE; FERREIRA NETO, JOSE SOARES; FERREIRA, FERNANDO. Validity of a two-stage cluster sampling design to estimate the total number of owned dogs. PREVENTIVE VETERINARY MEDICINE, v. 151, p. 40-45, MAR 1 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BAQUERO, Oswaldo Santos. Manejo populacional de cães e gatos: métodos quantitativos para caracterizar populações, identificar prioridades e estabelecer indicadores. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.