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Avaliação da Relação Entre a Disponibilidade de Chumbo, Baixo Rendimento Acadêmico e Agressividade em Estudantes

Processo: 13/21429-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Nilson Antonio de Assunção
Beneficiário:Letícia Fátima da Silva Tavares
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Agressividade   Saúde pública   Neurotoxicidade   Saturnismo

Resumo

Neste projeto será realizada a quantificação de chumbo em estudantes e um estudo dos efeitos neurotoxicológicos do chumbo no rendimento acadêmico de adolescentes entre 11 e 15 anos da cidade de Diadema - SP . No trabalho, o foco será o sistema neuro-cognitivo, onde se buscará verificar a correlação dos índices de chumbo presente em estudantes com o desempenho escolar e agressividade dos mesmos. Será avaliada a disposição deste metal pesado nas unhas de adolescentes com histórico de baixo rendimento e/ou agressividade.Um grupo controle de alunos da cidade de Santana da Vargem - MG também será analisado, com o objetivo de comparar o rendimento acadêmico e agressividade destes alunos ao rendimento acadêmico e agressividade dos alunos de Diadema e correlacionar estes dados à contaminação por chumbo.O chumbo é um metal pesado, biocumulativo e que afeta o sistema nervoso. A exposição crônica pode resultar em irritabilidade, cefaleia, tremor muscular, alucinações, perda da memória e da capacidade de concentração, paralisias e coma. Portanto a exposição crônica ao chumbo pode levar a alterações comportamentais e dificuldades no aprendizado em todos os períodos da vida. Serão coletadas amostras biológicas (unhas) e o método para a quantificação e o controle de qualidade analítica por Espectroscopia de Absorção Atômica com Forno de Grafite será adaptado e utilizado para a execução das análises. Também serão aplicados questionários sócio-comportamentais adquiridos pelo Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA) que são questionários validados e adequados para as necessidades desse estudo. Serão aplicados questionários em alunos, pais de alunos e professores destes alunos investigados, com o objetivo de correlacionar atitudes comportamentais, rendimento acadêmico e níveis de contaminação por chumbo.