Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos teórico-práticos para implementação e otimização da técnica de mamografia por dupla energia (MDE) para o auxílio no diagnóstico precoce do câncer de mama

Processo: 13/22191-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Martin Eduardo Poletti
Beneficiário:Lucas Sacchini Del Lama
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Física médica   Método de Monte Carlo   Dosimetria

Resumo

A técnica diagnóstica da Mamografia por Dupla Energia (MDE) é realizada por meio de imagens geradas por dois feixes de raios X com diferentes energias, as quais são combinadas para fornecerem imagens com informações complementares à mamografia convencional. Além da determinação das espessuras das microcalcificações e razão glandular, a MDE também pode mapear a distribuição da densidade e dos números atômicos efetivos do tecido. Essas características proporcionam à MDE o potencial de fornecer imagens com elevadas sensibilidade e especificidade radiográficas, principalmente em casos de mamas mais densas, o que reduz o número de falso-positivos. Atualmente, a técnica de mamografia por dupla energia ainda apresenta algumas questões em aberto como o estudo de algoritmos de pré-processamento (principalmente, para correções de espalhamento e redução de ruído), da melhor forma de combinar as imagens corrigidas geradas pelos feixes de radiação (algoritmo de pós-processamento), da adequação das energias utilizadas, da utilização de feixe mono ou polienergético, da dose absorvida, entre outros. Uma vez que a MDE pode ser facil e rapidamente implementada nos mamógrafos digitais, o estudo e a otimização dessa técnica de imagem tem a capacidade de auxiliar significativamente o diagnóstico de neoplasias mamárias. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é o de abordar as questões citadas por meio de estudos teóricos/práticos para implementar novos algoritmos de pré e pós-pocessamento que possibilitem: (i) a determinação de vários parâmetros dos tecidos mamários, (ii) o mapeamento das características morfológicas dos tecidos, (iii) bem como a escolha dos parâmetros técnicos (kVp, combinação anodo/filtro, mAs) que proporcionem o maior conteúdo informativo das imagens com a menor dose absorvida.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEL LAMA, L. S.; CUNHA, D. M.; POLETTI, M. E. Validation of a modified PENELOPE Monte Carlo code for applications in digital and dual-energy mammography. Radiation Physics and Chemistry, v. 137, p. 151-156, AUG 2017. Citações Web of Science: 2.
DEL LAMA, L. S.; GODELI, J.; POLETTI, M. E. Monte Carlo simulation studies for the determination of microcalcification thickness and glandular ratio through dual-energy mammography. Radiation Physics and Chemistry, v. 137, p. 157-162, AUG 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.