Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressão dos genes TET e níveis de hidroximetilação em meduloblastoma

Processo: 13/15125-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 11 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Luiz Gonzaga Tone
Beneficiário:Karina Bezerra Salomão Xavier
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/15231-3 - Regulação epigenética de retroelementos pelas enzimas TET em células precursoras neuronais, BE.EP.DR
Assunto(s):Meduloblastoma   Epigênese genética   Oncologia pediátrica   Metilação

Resumo

Meduloblastoma (MB) origina-se no cerebelo e representa o tumor cerebral maligno mais comum na infância. MB é tradicionalmente subdividido em cinco grupos histológicos relacionados ao prognóstico: MB desmoplásico, nodular, clássico, anáplasico e anáplasico de células grandes. Nos últimos anos, análises de expressão gênica e mutações em MB, possibilitaram a classificação em quatro subgrupos moleculares: (1) WNT; (2) SHH; (3) hiperexpressão de MYC e (4) anormalidades genéticas inespecíficas. As alterações epigenéticas como a hipermetilação de supressores tumorais desempenham um papel importante no desenvolvimento do MB. A redução da hidroximetilação e da expressão dos genes TET foram relatadas em vários tumores. Sabe-se também que a desregulação na função das enzimas TET pode estar associada com mutações nos genes IDH1 e IDH2. Apesar disso, ainda não se sabe muito sobre o perfil de hidroximetilação e a expressão dos genes TET em MB. Considerando esses dados, o presente projeto tem como objetivo avaliar a expressão dos genes TET1, TET2, TET3, IDH1 e IDH2 (normal e mutante), nível global de hidroximetilação, e a presença de hidroximetilação e/ou metilação em genes envolvidos nas vias SHH, WNT, NOTCH e BMP em amostras de pacientes portadores de MB. Para a análise da expressão gênica será utilizada a técnica de PCR em tempo real (sondas TaqMan). Será realizado o sequenciamento das amostras para verificar mutações em IDH1 e IDH2. O nível global de hidroximetilação será avaliado por técnica de hibridização (dot-blot). Para verificar a presença de metilação e/ou hidroximetilação em genes nas vias será utilizada PCR em tempo real associada à imunoprecipitação de 5-mC e 5-hmC.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALOMAO, KARINA BEZERRA; VEIGA CRUZEIRO, GUSTAVO ALENCASTRO; BONFIM-SILVA, RICARDO; GERON, LENISA; RAMALHO, FERNANDO; SAGGIORO, FABIANO PINTO; SERAFINI, LUCIANO NEDER; ANTUNES MORENO, DANIEL; DE PAULA QUEIROZ, ROSANE GOMES; AGUIAR, SIMONE DOS SANTOS; CARDINALLI, IZILDA; YUNES, JOSE ANDRES; BRANDALISE, SILVIA REGINA; BRASSESCO, MARIA SOL; SCRIDELI, CARLOS ALBERTO; TONE, LUIZ GONZAGA. Reduced hydroxymethylation characterizes medulloblastoma while TET and IDH genes are differentially expressed within molecular subgroups. JOURNAL OF NEURO-ONCOLOGY, v. 139, n. 1, p. 33-42, AUG 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
XAVIER, Karina Bezerra Salomão. Estudo da expressão dos genes TETs e níveis de hidroximetilação em meduloblastoma. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.