Busca avançada
Ano de início
Entree

Acesso e utilização de serviços de saúde por portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes mellitus - inquéritos de base populacional

Processo: 13/26687-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Moisés Goldbaum
Beneficiário:Camila Nascimento Monteiro
Supervisor no Exterior: Johan P. Mackenbach
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Erasmus University Rotterdam (EUR), Holanda  
Vinculado à bolsa:12/14153-0 - Utilização de serviços de saúde por portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus no Município de São Paulo - 2003/2008: inquéritos de base populacional, BP.DR
Assunto(s):Política nacional de medicamentos   Equidade em saúde

Resumo

As Doenças crônicas não-transmissíveis , especificamente hipertensão arterial e diabetes mellitus , representam importante problema de saúde no Brasil. O controle das doenças é um desafio para os serviços de saúde. Os serviços de saúde incluem as hospitalizações, exames preventivos , vacinação e medicamentos de fornecimento. Hospitalizações representam uma parcela significativa do serviço de saúde, devido principalmente à complexidade das ações e o impacto econômico . Existem estratégias para diminuir a incidência de hospitalizações por doenças , por exemplo , a vacinação . A vacinação contra doenças transmissíveis em pacientes com diabetes e hipertensão é uma intervenção que visa melhorar as condições de vida , o que também está relacionado ao acesso a medicamentos . Desde a criação do Sistema de Saúde no Brasil , em 1988, até os dias atuais , há um aumento na oferta de medicamentos pelo Serviço de Saúde . Para o fornecimento de medicamentos e monitoramento diabetes e hipertensão, são necessárias informações, as informações podem ser obtidas através Inquéritos de Saúde. Os inquéritos de base populacional fornecem informações importantes sobre o acesso e uso de serviços de saúde . As Informações sobre a utilização dos serviços de saúde por portadores de diabetes mellitus e hipertensão e a avaliação de mudanças desde 2003 na cidade de São Paulo pode fornecer bases para o planejamento e implementação de ações de políticas de saúde. Este estudo tem como objetivo analisar a tendência de utilização dos serviços de saúde dessa população, analisar o fornecimento de medicamentos, a vacinação contra a gripe e pneumonia , e os exames preventivos e hospitalização pela população que referiu ser portadora de diabetes e hipertensã, e descrever as fontes de pagamento dos serviços de saúde. Serão utilizados dados dos inquéritos de base populacional Capital 2003, ISA-Capital 2008 e ISA- Capital 2013. As pesquisas foram financiadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e pela FAPESP. A associação entre as variáveis será verificadas pelo teste de x2 , com o nível de significância p < 0,05 . Razões de prevalência serão calculados por regressão de Poisson e será feita modelo de regressão usando o Uso de Serviço de Saúde como variável dependente e as características sócio-demográficas e sócio-econômicas como variáveis independentes . As comparações serão feitas entre o ISA -Capital 2003, 2008 e 2013 sobre o uso de serviços de saúde pela população com hipertensão arterial e diabetes mellitus auto-referida . Os dados serão analisados pelo STATA versão 12.0. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTEIRO, CAMILA NASCIMENTO; BEENACKERS, MARIELLE A.; GOLDBAUM, MOISES; DE AZEVEDO BARROS, MARILISA BERTI; GIANINI, REINALDO JOSE; GALVAO CESAR, CHESTER LUIZ; MACKENBACH, JOHAN P. Use, access, and equity in health care services in Sao Paulo, Brazil. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, n. 4 2017. Citações Web of Science: 1.
MONTEIRO, CAMILA NASCIMENTO; BEENACKERS, MARIELLE A.; GOLDBAUM, MOISES; DE AZEVEDO BARROS, MARILISA BERTI; GIANINI, REINALDO JOSE; GALVAO CESAR, CHESTER LUIZ; MACKENBACH, JOHAN P. Socioeconomic inequalities in dental health services in Sao Paulo, Brazil, 2003-2008. BMC HEALTH SERVICES RESEARCH, v. 16, DEC 7 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.