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Estudo de Estabilidade em Sistemas Elétricos de Geração Distribuída com Conexão de Geradores Assíncronos

Processo: 13/24570-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Rodrigo Andrade Ramos
Beneficiário:Rafael Cruz Borges
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Geração distribuída   Estabilidade

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe o uso de técnica de estimação modal para analisar possíveis problemas de estabilidade (tais como oscilações eletromecânicas mal amortecidas, por exemplo) decorrentes da conexão de geração assíncrona (geradores eólicos) nas redes de distribuição operando com desbalanço de cargas, compondo os chamados sistemas com geração distribuída. Para a estimação modal mencionada foi utilizada a técnica conhecida como Método de Prony. O método de Prony é baseado na estimação de um modelo para os dados amostrados de um sinal através de uma combinação linear de exponenciais complexas, o qual pode determinar diretamente a frequência e o amortecimento dos modos eletromecânicos. Com o objetivo de fazer uma avaliação de indicadores de estabilidade e desempenho em sistemas com geração assíncrona distribuída operando sob condições trifásicas desbalanceadas, esta proposta pretende também analisar os problemas Low Voltage Ride-Through (LVRT) e Fault Induced Delayed Voltage Recovery (FIDVR) para os geradores assíncronos, estudando o impacto desses problemas na estabilidade desses geradores. A curva de suportabilidade a afundamentos de tensão LVRT é uma exigência a ser cumprida pelos parques eólicos. Eventos de FIDVR são iniciados por faltas elétricas no sistema. Depois que a falta é eliminada, a tensão pode permanecer em níveis significativamente reduzidos durante vários segundos. Esse atraso de tempo é geralmente causado pela alta concentração de motores de indução. A partir disso,será proposto possíveis soluções para o tratamento de tais problemas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Rafael Cruz. Análise da influência de motores de indução sobre o comportamento dinâmico de um DFIG conectado a um sistema de distribuição. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

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