Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de transcriptoma de Hevea pauciflora e Hevea benthamiana e identificação de grupos de genes ortólogos para o gênero Hevea

Processo: 13/20447-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Anete Pereira de Souza
Beneficiário:Guilherme de Toledo e Silva
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Melhoramento genético   Melhoramento genético vegetal   Seringueira   Transcriptoma

Resumo

A heveicultura apresenta-se como uma alternativa agrícola sustentável, atendendo as atuais demandas do cenário global. O produto oriundo desta atividade, a borracha natural, é uma matéria-prima estratégica para a manufatura de cerca de 50 mil produtos, incluindo mais de 400 dispositivos médicos. As características da borracha natural não podem ser obtidas facilmente por polímeros artificiais, e alguns produtos necessitam da borracha natural em sua composição como, por exemplo, luvas para procedimentos médicos e pneus de alta resistência para aviões e caminhões. Cerca de 2,500 espécies vegetais produzem látex ,mas a seringueira (Hevea brasiliensis (Willd.) Muell. Arg.) é a fonte comercial primária de borracha natural. A ocorrência da doença causada pelo fungo Microcyclos ulei também chamada de SALB (South American leaf bligtht) limita a produção de borracha na América Latina, e representa um grande risco para as plantações de H. brasiliensis na Ásia e África. Devido a uma resistência natural ao M. ulei, duas espécies aliadas do gênero Hevea, H. benthamiana e H. pauciflora, são consideradas de extrema importância para os programas de melhoramento genético de H. brasiliensis. Até o presente momento, não existem estudos sobre os transcriptomas das espécies H. benthamiana e H. pauciflora. No banco de genes público GenBank existem apenas 27 sequências depositadas de H. benthamiana e nenhuma específica de H. pauciflora. O sequenciamento e montagem dos transcriptomas das espécies H. benthamiana e H. pauciflora utilizando metodologias de sequenciamento de nova geração, e a subsequente correlação de seus transcritos com os de H. brasiliensis através da identificação de genes ortólogos, se mostra uma estratégia viável para consolidação do conhecimento sobre o gênero Hevea. Além disso, o desenvolvimento do transcriptoma destas espécies fornecerá importantes recursos genômicos para os programas de melhoramento genético, como a identificação de marcadores moleculares do tipo microssatélite (SSR) e single nucleotide polymorphism (SNP), permitindo aplicações diretas aos programas de melhoramento genético.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FEIJO ROSA, JOAO RICARDO BACHEGA; MANTELLO, CAMILA CAMPOS; GARCIA, DOMINIQUE; DE SOUZA, LIVIA MOURA; DA SILVA, CARLA CRISTINA; GAZAFFI, RODRIGO; DA SILVA, CICERO CASIMIRO; TOLEDO-SILVA, GUILHERME; CUBRY, PHILIPPE; FRANCO GARCIA, ANTONIO AUGUSTO; DE SOUZA, ANETE PEREIRA; LE GUEN, VINCENT. QTL detection for growth and latex production in a full-sib rubber tree population cultivated under suboptimal climate conditions. BMC PLANT BIOLOGY, v. 18, OCT 10 2018. Citações Web of Science: 3.
ZANOTTO VIGNA, BIANCA BACCILI; DE OLIVEIRA, FERNANDA ANCELMO; DE TOLEDO-SILVA, GUILHERME; DA SILVA, CARLA CRISTINA; DO VALLE, CACILDA BORGES; DE SOUZA, ANETE PEREIRA. Leaf transcriptome of two highly divergent genotypes of Urochloa humidicola (Poaceae), a tropical polyploid forage grass adapted to acidic soils and temporary flooding areas. BMC Genomics, v. 17, NOV 11 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.