Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de metabolismo in vitro do produto natural licarina A empregando microssomas e superssomas hepático humanos

Processo: 13/24844-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Anderson Rodrigo Moraes de Oliveira
Beneficiário:Simone Silveira Fortes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Metabólitos

Resumo

Muitos fármacos comercializados tiveram sua origem em produtos naturais e seus derivados. Devido ao grande potencial farmacológico destas novas moléculas pesquisadas, uma etapa importante e inicial no desenvolvimento de um novo fármaco é a avaliação do seu comportamento frente as enzimas do citocromo P450 (CYP 450), incluindo os estudos de interações medicamentosas. Neste contexto, um substrato que merece destaque é a licarina A. Este composto é uma neolignana encontrada em algumas espécies de plantas e vêm demonstrando várias propriedades farmacológicas promissoras, dentre elas destaca-se a atividade anti-leishimaniose. No entanto, para que esta substância com comprovada atividade biológica, se torne um fármaco é necessário realizar, na fase pré-clínica, estudos sobre seu perfil metabólico frente às enzimas do citocromo P450 e estudos de interação medicamentosa. Portanto, o presente projeto tem como objetivo realizar um estudo de metabolismo in vitro com esta molécula, determinando os parâmetros cinéticos enzimáticos utilizando microssomas hepáticos de humanos e realizar estudos de interação medicamentosa através dos estudos de inibição enzimática, além da caracterização de possíveis metabólitos que possam ser formados e pesquisar a isoforma da CYP que metaboliza predominantemente este produto natural através do emprego dos superssomas humanos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FORTES, Simone Silveira. Estudo de metabolismo in vitro e inibição enzimática do produto natural Licarina A empregando microssomas hepático de humanos. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.