Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do mecanismo de ação antirradicalar de betalaínas

Processo: 13/24964-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Erick Leite Bastos
Beneficiário:Karina Kinuyo Nakashima
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Betalaínas   Corantes naturais   Antioxidantes   Fisico-química orgânica

Resumo

Betalaínas são pigmentos naturais com alta capacidade antirradicalar e boa biodisponibilidade, características que aumentam as perspectivas de sua aplicação como antioxidantes em sistemas biológicos. Betalaínas fenólicas da classe das betacianinas apresentam capacidade antirradicalar comparável àquela do galato de epicatequina, o antioxidante presente no chá verde. Contudo, betalaínas não fenólicas também são antirradicais potentes, com capacidade equivalente àquela determinada para as vitaminas E e C. Neste projeto de mestrado pretende-se investigar o mecanismo de ação antirradicalar de betalaínas fenólicas modelo. Serão preparadas seis betalaínas anilínicas e a ação antirradicalar destes compostos será investigada para esclarecer a relevância de processos de transferência de elétron ou de átomos de hidrogênio (vias sequencial ou concertada) na presença de oxidantes. Serão realizadas medidas de capacidade antirradicalar e estudos cinéticos, bem como a caracterização dos produtos de oxidação por espectrometria de massas. Os resultados serão racionalizados em conjunto a dados físico-químicos determinados experimentalmente e por meio de cálculos teóricos computacionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Pigmentos de flores fluorescentes podem ter aplicação clínica 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAKASHIMA, KARINA K.; BASTOS, ERICK L. Rationale on the High Radical Scavenging Capacity of Betalains. ANTIOXIDANTS, v. 8, n. 7 JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.