Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comportamental das aferências do núcleo ventral do corpo trapezóide ao primeiro núcleo do circuito neural do reflexo auditivo de sobressalto: núcleo da raiz coclear

Processo: 13/25737-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:José de Anchieta de Castro e Horta Júnior
Beneficiário:Nicole Orsi Barioni
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Acetilcolina   Proteína Fos

Resumo

Os neurônios da raiz coclear são os primeiros neurônios do sistema nervoso central a receber a informação auditiva e conectam-se com centros de integração sensoriomotora do tronco encefálico, como o núcleo reticular caudal da ponte. Os neurônios da raiz coclear estão envolvidos no circuito elementar do reflexo auditivo de sobressalto juntamente com os neurônios do gânglio espiral, o núcleo reticular caudal da ponte e os motoneurônios da medula espinal. O reflexo auditivo de sobressalto apresenta uma série de modulações como a habituação, a sensibilização, a potenciação por um estímulo adverso e a inibição por estímulo prévio. As modulações do reflexo de sobressalto ocorrem mediante a influência de diversos núcleos sobre os componentes do circuito elementar deste reflexo e possuem valor diagnóstico na clinica médica de enfermidades neurodegenerativas e psiquiátricas como Parkinson e esquizofrenia. O núcleo da raiz coclear é o menos estudado do circuito neural do reflexo auditivo de sobressalto. Pouco se conhece sobre as origens das aferências aos neurônios da raiz coclear e a identidade neuroquímica das mesmas. Recentemente foi descrita uma nova fonte de aferências aos neurônios da raiz coclear, de natureza colinérgica e proveniente do núcleo ventral do corpo trapezóide. Os neurônios deste núcleo recebem informação auditiva diretamente do colículo inferior que faz parte da via auditiva e também participa do circuito neuronal responsável por mediar a inibição por estímulo prévio. Acredita-se que o colículo inferior possa mediar a inibição por estímulo prévio também ao nível do núcleo da raiz coclear via a conexão com o núcleo ventral do corpo trapezóide, o que constituiria uma via descentente curta e de baixa latência. Contudo, não existem estudos a respeito de aspectos funcionais desta conexão. Pretendemos estudar qual o papel da projeção colinérgica proveniente do núcleo ventral do corpo trapezóide atravéz da lesão seletiva deste núcleo e avaliação comportamental do reflexo auditivo de sobressalto e da inibição por estímulo prévio.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORRES-DA-SILVA, K. R.; DA SILVA, A. V.; BARIONI, N. O.; TESSARIN, G. W. L.; DE OLIVEIRA, J. A.; ERVOLINO, E.; HORTA-JUNIOR, J. A. C.; CASATTI, C. A. Neurochemistry study of spinal cord in non-human primate (Sapajus spp.). EUROPEAN JOURNAL OF HISTOCHEMISTRY, v. 60, n. 3, p. 175-182, 2016. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARIONI, Nicole Orsi. Estudo comportamental das aferências do núcleo ventral do corpo trapezóide ao primeiro núcleo do circuito neural do reflexo auditivo de sobressalto : núcleo da raiz coclear. 2015. 91 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.