Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da reabsorção dentária em segundos molares associada a terceiros molares impactados por meio do método de elementos finitos

Processo: 13/12762-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Radiologia Odontológica
Pesquisador responsável:Francisco Haiter Neto
Beneficiário:Anne Caroline Costa Oenning
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Terceiro molar   Reabsorção da raiz

Resumo

Terceiros molares impactados podem estar associados a diversas condições patológicas, estando, entre elas, a reabsorção dos segundos molares adjacentes. Apesar de não haver evidência científica que suporte essa associação, boa parte dos estudos clínicos relaciona esse tipo de reabsorção com a pressão resultante da força eruptiva do terceiro molar impactado. As análises de elementos finitos são ferramentas de pesquisa utilizadas em diversas áreas da Odontologia com o objetivo de simular forças, bem como investigar a repercussão destas no tecido ósseo, dentes, implantes, restaurações e próteses. Diante do exposto, este projeto tem como objetivo principal testar a teoria da pressão mecânica da reabsorção dentária que ocorre em segundos molares adjacentes a terceiros molares impactados por meio de análises tridimensionais de elementos finitos. Serão confeccionados três modelos de elementos finitos no software Mimics®, a partir de arquivos de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico, representando três posições de impactação dos terceiros molares: mesioangular, vertical e horizontal. Sabendo-se que existem fortes evidências na literatura que atribuem o processo de erupção dental, e consequentemente a força eruptiva, às forças musculares e oclusais compatíveis com a função normal do sistema estomatognático, as mesmas serão simuladas nos três modelos exportados para o software Ansys v14®, com o objetivo de investigar a ocorrência, localização e distribuição de tensões e deformações nos segundos molares, bem como discutir a possível participação destas no processo de reabsorção dental.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OENNING, ANNE CAROLINE; FREIRE, ALEXANDRE RODRIGUES; ROSSI, ANA CLAUDIA; PRADO, FELIPPE BEVILACQUA; FERREIRA CARIA, PAULO HENRIQUE; CORRER-SOBRINHO, LOURENCO; HAITER-NETO, FRANCISCO. Resorptive potential of impacted mandibular third molars: 3D simulation by finite element analysis. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 22, n. 9, p. 3195-3203, DEC 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.