Busca avançada
Ano de início
Entree

O recurso de demonstração em livros didáticos de diferentes níveis do ensino de matemática

Processo: 13/18395-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Denise Silva Vilela
Beneficiário:Karine Angélica de Deus
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Livro didático

Resumo

O objetivo do projeto é conhecer os usos da demonstração em livros didáticos de diferentes níveis do ensino de matemática. Para isso utilizaremos como base documental alguns livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, avaliados e aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) dos anos 2008, 2011 e 2012, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e os Guias do PNLD dos anos e níveis de ensino anteriormente citados. Pretende-se discutir as especificidades da matemática escolar e acadêmica no que diz respeito à demonstração; mapear propostas em livros didáticos para se demonstrar em diferentes níveis do ensino de matemática; identificar quais as orientações relativas à demonstração do PCN e dos guias do PNLD, ambos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, foram contempladas nos livros didáticos; identificar com que finalidade a demonstração é indicada. Busca-se, ampliar a compreensão do tema da demonstração, percorrendo o significado deste recurso no campo da Educação Matemática. A investigação é do tipo qualitativa em que faremos pesquisa documental e utilizaremos a análise de conteúdo como metodologia de análise.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)