Busca avançada
Ano de início
Entree

João Antônio e a forma do conto-reportagem: um estudo das fronteiras entre literatura e jornalismo em Malhação do judas carioca (1975)

Processo: 13/23656-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Arlindo Rebechi Junior
Beneficiário:Vinicius Mendonca Vermiglio
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Jornalismo   Linguagem jornalística   Gêneros jornalísticos   Editoração   Reportagem

Resumo

Reconhecido pela crítica especializada como um dos grandes contistas urbanos de sua época, João Antônio (1937-1996) teve sua trajetória intelectual também marcada por uma carreira profissional dentro do jornalismo. Suas contribuições, como jornalista, deram-se tanto na grande imprensa como na imprensa alternativa. Dentre os vários veículos que João Antônio colaborou, foi especialmente marcante em sua biografia a sua passagem pela revista Realidade, em final dos anos 1960 e início dos anos 1970, e sua passagem pelo periódico alternativo O Pasquim, nos anos 1970, cujos resultados, em ambos os casos, podem ser acompanhados pelas inúmeras reportagens produzidas no período pelo escritor. Parte destes textos, com alterações ou não, foi reunida num dos seus livros de maior diálogo estabelecido entre a prática jornalística e a prática literária: a obra Malhação do judas carioca (1975), corpus de análise dessa pesquisa. Esse estudo tem como propósito analisar a forma do conto-reportagem no referido livro, levando-se em conta o regime de diálogo presente na obra, que ora trabalha numa chave de leitura, por assim dizer, mais ficcional, ora estabelece um diálogo mais intenso com a prática e a linguagem jornalística. Tendo em vista esta lacuna existente nos estudos de jornalismo, pretende-se delinear, de modo mais preciso, a relação de João Antônio com o mundo jornalístico, em especial em sua prática do que ele mesmo denominou como conto-reportagem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)