Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da adubação potássica e da redistribuição hidráulica por raízes profundas sobre a disponibilidade de água e de nutrientes para a cultura do eucalipto

Processo: 13/25998-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Manejo Florestal
Pesquisador responsável:Cassio Hamilton Abreu Junior
Beneficiário:Verónica Asensio Fandiño
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil

Resumo

Para atender a crescente demanda por produtos de madeira, novas espécies florestais de rápido crescimento estão sendo testadas no Brasil. As plantações brasileiras de eucalipto servem de modelo de crescimento rápido para outras regiões do mundo. Para que estas plantações sejam cultivadas de modo sustentável, é preciso entender seu funcionamento e seu impacto sobre a disponibilidade de água e de nutrientes do solo. As plantações brasileiras apresentam crescimento muito rápido, apesar de serem cultivadas em solos de fertilidade muito baixa. Supõe-se que a redistribuição hidráulica pelas raízes profundas nestes ecossistemas pode aumentar a absorção de água e de nutrientes e manter vivas as raízes superficiais durante os períodos de seca. Objetiva-se, com este projeto, avaliar o impacto da atividade radicular sobre a dinâmica dos fluxos de água e de potássio nas árvores e no solo em plantações de eucaliptos, assim como de se estudar se o uso de fertilizante potássico pode reduzir o estresse hídrico, haja vista que o potássio é um dos nutrientes que regulam os processos fisiológicos de controle hídrico da planta. A presente proposta é uma extensão de parceria franco-brasileira, com a Espanha, é de grande importância para a troca de informações sobre os métodos utilizados pelos grupos da USP e da Embrapa no Brasil, da UMR TCEM INRA e do CIRAD na França e do departamento de Biologia Vegetal e Ciência do Solo, da Universidade de Vigo na Espanha, em termos de instalação e execução de experimentos de campo com espécies florestais, de aquisição de dados, de desenvolvimento de modelos ecofisiológicos, de publicação de artigos científicos internacionais e de formação de recursos humanos altamente qualificados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASENSIO, VERONICA; DOMEC, JEAN-CHRISTOPHE; NOUVELLON, YANN; LACLAU, JEAN-PAUL; BOUILLET, JEAN-PIERRE; JORDAN-MEILLE, LIONEL; LAVRES, JOSE; ROJAS, JUAN DELGADO; GUILLEMOT, JOANNES; ABREU-JUNIOR, CASSIO H. Potassium fertilization increases hydraulic redistribution and water use efficiency for stemwood production in Eucalyptus grandis plantations. ENVIRONMENTAL AND EXPERIMENTAL BOTANY, v. 176, AUG 2020. Citações Web of Science: 0.
PRADIER, CELINE; HINSINGER, PHILIPPE; LACLAU, JEAN-PAUL; BOUILLET, JEAN-PIERRE; GUERRINI, IRAE AMARAL; MORAES GONCALVES, JOSE LEONARDO; ASENSIO, VERONICA; ABREU-JUNIOR, CASSIO H.; JOURDAN, CHRISTOPHE. Rainfall reduction impacts rhizosphere biogeochemistry in eucalypts grown in a deep Ferralsol in Brazil. PLANT AND SOIL, v. 414, n. 1-2, p. 339-354, MAY 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.