Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade genética de felinos (Puma concolor, Leopardus pardalis, Leopardus tigrinus e Puma yagouaroundi) e efeito da presença do mesopredador (Leopardus pardalis) na densidade e diversidade genética das espécies de felinos de menor porte

Processo: 13/24453-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Pesquisador responsável:Pedro Manoel Galetti Junior
Beneficiário:Bruno Henrique Saranholi
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Carnívoros   Fragmentação   Felidae

Resumo

A perda e fragmentação do hábitat estão entre as principais ameaças para muitas espécies, tornando-as mais susceptíveis à extinção devido à redução do fluxo gênico e perda da diversidade genética de suas populações. Populações de mamíferos carnívoros são ainda mais vulneráveis à extinção em áreas fragmentadas por ocorrerem em baixa densidade e necessitarem de grandes áreas de vida. Alterações nas populações de carnívoros podem provocar mudanças em populações de outras espécies, por exemplo, nas de herbívoros (sua principal presa) e, inclusive, em populações de outros carnívoros. Um exemplo dessa interação ocorre entre as espécies de felinos brasileiros, em que as espécies de menor porte, como o Puma yagouaroundi e Leopardus tigrinus, podem ter sua densidade reduzida devido à competição com Leopardus pardalis (mesopredador), que por sua vez, tem sua densidade aumentada na ausência de Puma concolor. Com isso, o objetivo principal deste trabalho é determinar a diversidade genética dessas quatro espécies de felinos e verificar se existe relação entre a densidade de L. pardalis com a densidade e diversidade genética dos felinos menores (P. yagouaroundi e L. tigrinus). Para isso, utilizaremos amostras de fezes, tecido e sangue provenientes de sete áreas de estudo localizadas no Estado de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Confirmaremos a espécies das amostras com primers para a região ATP6 e COI do DNA mitocondrial e por meio dos microssatélites individualizaremos as amostras para as estimativas demográficas, diversidade genética, parentesco e verificar fluxo gênico entre as populações. Nesse sentido, este trabalho permitirá compreender como a fragmentação pode influenciar na diversidade genética e nas relações ecológicas nessa comunidade de felinos, além de auxiliar na escolha de áreas que facilitem o fluxo gênico entre as populações.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARANHOLI, BRUNO H.; CHAVEZ-CONGRAINS, KARLA; GALETTI, JR., PEDRO M. Evidence of Recent Fine-Scale Population Structuring in South American Puma concolor. Diversity, v. 9, n. 4 DEC 2017. Citações Web of Science: 0.
SARANHOLI, BRUNO H.; BERGEL, MARIANO M.; RUFFINO, PAULO H. P.; RODRIGUEZ-C, KAREN G.; RAMAZZOTTO, LUCAS A.; DE FREITAS, PATRICIA D.; GALETTI, JR., PEDRO M. Roadkill hotspots in a protected area of Cerrado in Brazil: planning actions to conservation. REVISTA MVZ CORDOBA, v. 21, n. 2, p. 5441-5448, MAY-AUG 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.