Busca avançada
Ano de início
Entree

Modo de ação das proteínas cry1, Cry2 e Vip3 de Bacillus thuringiensis em Spodoptera frugiperda e Anticarsia gemmatalis

Processo: 13/15128-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 20 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Janete Apparecida Desidério
Beneficiário:Camila Soares Figueiredo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Histopatologia   Expressão heteróloga   Controle biológico

Resumo

A bactéria Bacillus thuringiensis tem grande destaque na agricultura, visto que esta se comporta como eficiente agente de controle a insetos praga. Devido à expressão diferentes proteínas com atividade inseticida como as proteínas Cry, Cyt, quitinases e mais recentemente as proteínas de segunda geração denominadas de Vip. A combinação dos genes vip e cry sendo expressos, simultaneamente, por meio de engenharia genética pode potencializar a atividade inseticida, retardar ou impedir o surgimento de populações de pragas alvos resistentes à ação das proteínas quando utilizadas isoladamente. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar a toxicidade e o modo de ação das proteínas Cry1A, Cry2Aa e Cry2Ab da linhagem T01326 e da Vip3Aa50 do isolado I131 contra larvas neonatas de S. frugiperda e A. gemmatalis. Espera-se, a partir dos resultados obtidos nas várias análises do modo de ação destas proteínas, indicar quais as melhores combinações que poderiam ser utilizadas na piramidação de plantas transgênicas visando o controle dos referidos insetos pragas bem como o manejo do possível surgimento de resistência por estes insetos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIGUEIREDO, CAMILA SOARES; NUNES LEMES, ANA RITA; SEBASTIAO, ISIS; DESIDERIO, JANETE APPARECIDA. Synergism of the Bacillus thuringiensis Cry1, Cry2, and Vip3 Proteins in Spodoptera frugiperda Control. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 188, n. 3, p. 798-809, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.