Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação da eficácia clínica do naproxeno, associado ou não ao esomeprazol, no controle da dor, edema e trismo em exodontias de terceiros molares inferiores

Processo: 13/26467-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Clínica
Pesquisador responsável:Carlos Ferreira dos Santos
Beneficiário:Giovana Maria Weckwerth
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia bucal   Dor   Trismo   Edema   Terceiro molar   Naproxeno   Esomeprazol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dor | edema | Esomeprazol | Naproxeno | terceiro molar | trismo | Farmacologia Clínica

Resumo

O controle da dor, edema e trismo em pacientes submetidos à cirurgia oral e maxilofacial é frequentemente realizado por meio da administração de antiinflamatórios não-esteroidais (AINES). Pesquisas evidenciam que os AINES exercem seu efeito terapêutico por meio da inibição das cicloxigenases (COX) 1 e 2, o que determina inibição da produção de prostaglandinas, as quais têm efeitos de potencializar a ação de vários mediadores inflamatórios. O presente estudo tem por objetivo avaliar, de forma duplo-cega, randomizada e cruzada, a eficácia clínica do naproxeno (500mg) e naproxeno com associação de esomeprazol (500mg e 20mg), ambos administrados por via oral a cada 12 h durante 4 dias, em 50 pacientes com idade igual ou superior a 18 anos e que necessitem de exodontia dos dois terceiros molares inferiores (com posições muito semelhantes). Serão analisados os seguintes parâmetros: 1) intensidade subjetiva da dor por meio de escala visual analógica, 2) abertura de boca antes da cirurgia, no 2º dia de pós-operatório e no 7º dia de pós-operatório (momento da retirada de pontos), 3) início e duração da cirurgia após a administração do anestésico local, 4) incidência, tipo e gravidade das reações adversas, 5) quantidade total de medicação de socorro (paracetamol), 6) edema facial medido no 2º dia de pós-operatório e no 7º dia de pós-operatório (em comparação com as medidas obtidas antes da cirurgia). As análises comparativas dos dados, juntamente com a aplicação dos devidos testes estatísticos, fornecerão a base para uma avaliação da eficácia clínica de ambos os AINES. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WECKWERTH, Giovana Maria. Comparação da eficácia clínica do naproxeno, associado ou não ao esomeprazol, no controle da dor, edema e trismo em exodontias deterceiros molares inferiores. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.