Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica populacional, crescimento e produção secundária do Gastropoda neritina virginea (Linnaeus, 1758) na zona entremarés da Baía do Araçá, Litoral Norte de São Paulo

Processo: 13/23513-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Antonia Cecília Zacagnini Amaral
Beneficiário:Rafael Kenji Murayama
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia marinha   Manguezais

Resumo

O gastrópode Neritina virginea (Linnaeus, 1758) que apresenta ampla distribuição geográfica, é utilizado como bioindicador, como recurso econômico para o artesanato, e possui importância ecológica, foi pouco estudado. Este projeto propõe-se a estudar a dinâmica populacional de N. virginea na região entremarés da Baía do Araçá, São Sebastião, SP. As coletas terão duração de 12 meses, e os objetivos são: determinar a distribuição espacial e temporal, em relação às densidades, o comportamento migratório, a produção secundária e biomassa, o crescimento, mortalidade e longevidade, e a caracterização da dieta dessa espécie. As coletas serão feitas mensalmente envolvendo duas formas de amostragem: 1) Amostragem do tipo ANOVA aninhada, em diferentes ambientes, voltada para a determinação da distribuição espacial, e da contribuição de três escalas na variação dessa distribuição; 2) Busca ativa, tem como intenção aumentar o número de indivíduos coletados, marcados e recapturados, para que o estudo do comportamento migratório seja possível. Os indivíduos coletados serão marcados e de cada indivíduo serão tomadas cinco medidas: altura, comprimento e largura da concha, e comprimento e largura da abertura do opérculo. Para estimar o crescimento, mortalidade e longevidade, será utilizado o modelo generalizado de von Bertalanffy. A produção secundária das estações chuvosa e seca e a biomassa anual serão avaliadas pelo cálculo do peso seco livre de cinzas. Para caracterização da dieta, o conteúdo do trato digestivo será identificado para que a estratégia trófica e especialização da dieta, assim como a importância de alguns itens alimentares sejam avaliadas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MURAYAMA, Rafael Kenji. Ecologia populacional do gastropoda Neritina virginea (Linnaeus, 1758) na zona entremarés da Baía do Araçá, litoral norte de São Paulo. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.