Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo funcional dos microRNAs miR-450a e miR-450b-5p na tumorigênese

Processo: 13/25326-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Wilson Araújo da Silva Junior
Beneficiário:Bruna Rodrigues Muys
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/22307-9 - Busca de alvos dos microRNAs miR-450a e miR-450b, pelo método PAR-CLIP, nas linhagens de carcinoma de ovário A2780 e SKOV-3, BE.EP.DR
Assunto(s):Neoplasias   MicroRNAs

Resumo

Os microRNAs (miRNAs) são pequenas moléculas de RNAs não codificadores que atuam em circuitos moleculares da célula em processos biológicos importantes como: no desenvolvimento; proliferação celular; diferenciação; metabolismo e apoptose. A alteração dos níveis de miRNAs é uma das causas ou efeito da tumorigênese e atualmente vários deles atuam como oncogenes ou genes supressores tumorais. Em humanos já foram descritos 2.578 miRNAs, onde cerca de 10% estão localizados no cromossomo X. Vários desses estão associados com a progressão do câncer. Em estudos desenvolvidos como parte da minha dissertação de mestrado, foi verificado que dois miRNAs, o miR-450a e o miR-450b-5p, ainda pouco explorados e localizados na região Xq26, foram superexpressos em um painel de tecidos normais comparado a um painel de linhagens tumorais. Um terceiro miRNA denominado de miR-424, localizado na mesma região e caracterizado funcionalmente como supressor tumoral, se apresentou coexpresso em tecidos normais com os miRNAs miR-450a e miR-450b-5p, que por sua vez são também apontados como supressores tumorais. Tendo como base os resultados preliminares do nosso estudo e as evidências de outros autores, sugerimos que a expressão elevada desses miRNAs em determinadas células tumorais pode atenuar os fenótipos associados a tumorigênese. Desta forma, o objetivo deste projeto é realizar estudos in vitro para caracterizar o papel supressor dos miRNAs miR-450a e miR-450b-5p na tumorigênese.

Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias: (194 total)
Mais itensMenos itens

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUYS, BRUNA RODRIGUES; SOUSA, JOSANE F.; PLACA, JESSICA RODRIGUES; DE ARAUJO, LUIZA FERREIRA; SARSHAD, AISHE A.; ANASTASAKIS, DIMITRIOS G.; WANG, XIANTAO; LI, XIAO LING; DE MOLFETTA, GREICE ANDREOTTI; RAMAO, ANELISA; LAL, ASHISH; VIDAL, DANIEL ONOFRE; HAFNER, MARKUS; SILVA, WILSON A. miR-450a Acts as a Tumor Suppressor in Ovarian Cancer by Regulating Energy Metabolism. Cancer Research, v. 79, n. 13, p. 3294-3305, JUL 1 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MUYS, Bruna Rodrigues. Estudo funcional dos microRNAs miR-450a e miR-450b-5p na tumorigênese. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.