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Valor relacional e valor intrínseco: Uma perspectiva integrada da criação de valor em relacionamentos comprador-fornecedor

Processo: 13/21113-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Luiz Artur Ledur Brito
Beneficiário:Fábio Viard de Campos da Silva Tescari
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/15059-3 - A perspectiva do realismo crítico na criação de valor de relacionamento, BE.EP.DR
Assunto(s):Criação de valor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Captura de valor | Criação de valor | relacionamentos comprador-fornecedor | Gestão da Cadeia de Suprimento

Resumo

Estudos recentes no campo da Estratégia indicam que a vantagem competitiva das organizações é a criação de valor superior aos concorrentes. O relacionamento entre firmas vem sendo estudado como um fator que amplia os limites do valor criado pelas firmas individualmente, por meio da construção conjunta de benefícios que não poderia ocorrer caso o relacionamento não se estabelecesse. Tais benefícios transcendem as características econômicas da transação, podendo converter-se em outros aspectos da relação entre as firmas, tais como capacitação técnica, oferta de serviços, capacidade de inovação e reputação. Os recursos compartilhados e trocados entre as partes são fontes de criação de valor no relacionamento, mas originam-se de duas perspectivas diferentes. Eles podem pertencer previamente a uma delas, compondo um valor que é intrínseco, ou desenvolverem-se ao longo do relacionamento em si, resultando numa parcela de valor relacional. Neste contexto, este projeto de pesquisa propõe-se a investigar as origens do valor intrínseco e do valor relacional, bem como analisar os aspectos que influenciam sua captura pelas partes envolvidas no relacionamento. A abordagem metodológica será múltipla, considerando o desenvolvimento do estudo em três etapas. A primeira, de cunho teórico, visa a explorar as dimensões do valor do relacionamento, no que se refere à sua definição e suas fontes, por meio da proposição de um modelo. As duas etapas seguintes são voltadas a testar empiricamente o efeito das parcelas do valor do relacionamento na criação e captura de valor pelas partes. A parcela do valor relacional será estudada quantitativamente utilizando-se uma survey transversal, ao passo que o valor intrínseco será objeto de um estudo qualitativo de estudo de casos múltiplos.

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