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O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e a formação inicial de professores

Processo: 12/24188-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Yoshie Ussami Ferrari Leite
Beneficiário:Marcelina Ferreira Vicente
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Política educacional   Práticas pedagógicas   Escola pública   Aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Articulação teoria e prática | Formação inicial de professores | Pibid | Políticas educativas | Políticas Educativas e Formação de Professores

Resumo

Partindo de uma concepção de professor crítico-reflexivo, a presente proposta de pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP na linha de pesquisa "Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores" e tem como objetivo geral investigar as possíveis contribuições do PIBID para o processo de formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, sendo do tipo estudo de caso, que terá como objeto de estudo o Grupo PIBID do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Teremos como sujeitos os integrantes que participam diretamente do processo de elaboração e aplicação de atividades pedagógicas em escolas públicas da Rede Estadual em Presidente Prudente (SP). Para tal, analisaremos dados obtidos em reuniões do PIBID, observações das aulas em que as atividades elaboradas são aplicadas, bem como alguns documentos que respaldam legalmente a implantação deste Programa nas universidades. Como eixo teórico será utilizado estudos que abordam a temática da formação inicial de professores e sua relação com a articulação entre teoria e prática. Da análise dos dados, espera-se que os resultados evidenciem a importância de propor ainda na formação inicial de professores situações em que possibilitem a aproximação dos acadêmicos com o contexto escolar, uma vez que contribui para a constituição da identidade profissional, bem como apontar medidas que contribuam efetivamente para uma melhor articulação entre teoria e prática a partir da experiência de uma pesquisa que discute, como política de formação, a escola como sendo o lócus da aprendizagem docente. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VICENTE, Marcelina Ferreira. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – e a formação inicial de professores. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

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