Busca avançada
Ano de início
Entree

Eventos extremos de descargas atmosféricas em São Paulo: casos observados e cenários futuros

Processo: 13/09557-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Osmar Pinto Junior
Beneficiário:Ana Paula Paes dos Santos
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos, SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Meteorologia

Resumo

O estudo de relâmpagos é um tema que vem ganhando significativa atenção no meio científico, pois a partir do monitoramento de períodos de maior incidência de descargas é possível emitir alertas de características como intensidade, duração e severidade de tempestades, permitindo que medidas preventivas sejam tomadas em curto prazo, para minimizar impactos causados por fenômenos severos de tempo. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar as condições atmosféricas associadas a eventos extremos de relâmpagos no estado de São Paulo. A série de dados de descargas elétricas das redes RINDAT desde 1999 (descargas nuvem-solo) e BrasilDAT desde 2011 (descargas nuvem-solo e intra-nuvem), fundamentará esta pesquisa. Os eventos extremos de relâmpagos serão selecionados por meio do uso do Método dos Percentis. Para a análise das condições meteorológicas associadas a estes eventos, serão utilizados dados atmosféricos provenientes de reanálises dos National Centers for Environmental Predictions/National Center for Atmospheric Research (NCEP/NCAR), imagens de satélite e radar, além de combinações de variáveis meteorológicas obtidas por meio simulações numéricas de alta resolução espacial do modelo de mesoescala Weather Research and Forecasting (WRF). Além disso, será feito um estudo das possíveis influências de teleconexões no número de sistemas meteorológicos geradores de eventos de intensa atividade elétrica, e como essas condições podem alterar em função das mudanças climáticas. Neste tópico da pesquisa, serão utilizadas projeções de cenários futuros, obtidas por meio do Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (MBST) e de modelos climáticos regionais obtidos a partir de modelos globais. Com o término da pesquisa, espera-se obter informações de características intrínsecas a ocorrência de eventos severos de relâmpagos, bem como projeções futuras deste fenômeno.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Estudos apoiados pela FAPESP ganham Prêmio Capes de Tese 2018  
Estado de São Paulo terá maior incidência de raios nos próximos 30 anos 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAES DOS SANTOS, ANA PAULA; COELHO, CAIO A. S.; PINTO JUNIOR, OSMAR; QUADROS DOS SANTOS, SERGIO RODRIGO; LOPES DE LIMA, FRANCISCO JOSE; DE SOUZA, EVERALDO BARREIROS. Climatic diagnostics associated with anomalous lightning incidence during the summer 2012/2013 in Southeast Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF CLIMATOLOGY, v. 38, n. 2, p. 996-1009, FEB 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.