Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade de heterópteros terrestres (Insecta: Hemiptera: Heteroptera) na Serra do Japi, sudeste do Brasil

Processo: 13/17370-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Cristiano Feldens Schwertner
Beneficiário:Renan Carrenho
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Entomologia   Biodiversidade   Heterópteros   Fauna   Inventário   Mata Atlântica   São Paulo

Resumo

Estima-se que no Brasil existam entre 4.000 e 6.000 espécies de heterópteros, no entanto o conhecimento sobre as faunas regionais ainda é limitado. Para o estado de São Paulo o conhecimento da fauna de Heteroptera é escasso e há muitas lacunas de conhecimento. O estado de São Paulo abriga a maior área de remanescente de Mata Atlântica do país, abrigando um alto nível de riqueza de espécies e endemismo. A Mata Atlântica apresenta grande heterogeneidade de fatores abióticos, incluindo topografia, temperatura, umidade, solos e de radiação, garantindo grande diversidade de ambientes e nichos. Este trabalho tem como objetivo principal estudar a diversidade de heterópteros terrestres e identificar as variáveis ambientais que a influenciam em uma área preservada de Mata Atlântica na Serra do Japi. Como objetivo secundário, confeccionar chaves de identificação para os heterópteros terrestres da Serra do Japi. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARRENHO, RENAN; GENEVCIUS, BRUNO C.; RIDER, DAVID A.; SCHWERTNER, CRISTIANO F.. FIRST RECORD OF FOUR SPECIES OF STINK BUGS (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE) IN THE ATLANTIC FOREST OF SAO PAULO STATE, BRAZIL. ENTOMOLOGICAL NEWS, v. 128, n. 1, p. 53-60, . (15/50322-0, 13/17370-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.