Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência e complacência de pulmões durante o processo de descelularização e recelularização com células-tronco

Processo: 13/21765-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luís Vicente Franco de Oliveira
Beneficiário:Nadua Apostólico
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/01649-6 - Resistência e complacência de pulmões durante o processo de descelularização e recelularização com células-tronco, BE.EP.MS
Assunto(s):Células-tronco

Resumo

A matriz de órgãos descelularizados, potencialmente, mantém a arquitetura tridimensional e a composição bioquímica, bem como a microvasculatura do tecido original. Estas propriedades tornam o pulmão descelularizado, muito promissor para a geração bioartificial de pulmões funcionais, uma vez que proporciona uma melhor recriação do microambiente in vivo. As evidências científicas existentes apóiam a idéia de que o microambiente físico contribui significativamente para a modulação da diferenciação de células-tronco mesenquimais, embrionárias e derivadas de medula óssea. No entanto, não existem dados disponíveis até o momento, mostrando se o destino das células-tronco pluripotentes induzidas poderia ser especificamente afetado por estímulos físicos. O comportamento mecânico da resistência e da complacência de pulmões descelularizados no processo de recelularização com células-tronco ainda é desconhecido. Com isso, este estudo visa investigar em um modelo experimental animal, o comportamento das propriedades mecânicas de pulmões de ratos descelularizados por diferentes técnicas de descelularização e durante o processo de recelularização com células-tronco. Os parâmetros mecânicos serão coletados através do método de oclusão ao final da inspiração. Para a realização deste projeto existe uma parceria entre o Laboratório Experimental de Mecânica Cardiorrespiratória do programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação da UNINOVE com o grupo de estudo do Laboratório de Biofísica e Bioengenharia da Universidade de Barcelona - Espanha sob a responsabilidade do Prof Daniel Navajas e Prof Ramon Farrè.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, EZEQUIEL FERNANDES; NACIF, SERGIO R.; PEREIRA, NIXON ALVES; FONSECA, NINA TEIXEIRA; URBANO, JESSICA JULIOTI; PEREZ, EDUARDO ARAUJO; CAVALCANTE, VALERIA; OLIVEIRA, CLAUDIA SANTOS; INSALACO, GIUSEPPE; OLIVEIRA, ACARY SOUSA BULLE; FRANCO OLIVEIRA, LUIS VICENTE. Sleep disorders in patients with myasthenia gravis: a systematic review. Journal of Physical Therapy Science, v. 27, n. 6, p. 2013-2018, JUN 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.