Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição de tensões em raízes reabilitadas com pinos de fibra e um pino experimental de dentina: uma análise pelo MEF-3D

Processo: 13/23905-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Erica Alves Gomes
Beneficiário:Hugo Henrique Diana
Instituição Sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Endodontia   Prótese dentária   Dentina   Pinos dentários   Propriedades físico-químicas   Microtomografia   Técnica para retentor intrarradicular   Método dos elementos finitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pinos dentários | Técnica para retentor intrarradicular | Endodontia e Prótese Dentária

Resumo

Um dente tratado endodonticamente se torna mais susceptível à fragilização radicular, fraturas e exodontia. A reabilitação dental com materiais que apresentem propriedades físicas e mecânicas semelhantes às da dentina tornou-se um desafio para os pesquisadores. Os pinos de fibra de vidro estão entre os principais materiais reabilitadores, com reconhecidas propriedades físicas e mecânicas. Recentemente, um pino desenvolvido a partir da dentina humana foi confeccionado com o propósito de diminuir o risco de fraturas radiculares. O objetivo deste estudo é comparar a distribuição das tensões na dentina radicular remanescente restaurada com pino de fibra de vidro, pino de fibra de carbono e um pino experimental de dentina para a reabilitação de um canino superior por meio do Método dos Elementos Finitos Tridimensional (MEF-3D). Este trabalho será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto. Baseados em imagens obtidas a partir de microtomografia computadorizada, 3 modelos de um canino superior restaurados com coroas totais metalocerâmicas e com pino de fibra de vidro (G1), pino de fibra de carbono (G2) e pino experimental de dentina (G3) serão obtidos em software apropriado. No programa de elementos finitos será gerada a malha de elementos finitos, determinada as propriedades dos materiais além das condições de restrição e carregamento. Mapas de tensões serão obtidos e as tensões máximas de von Mises (ÃvM) serão calculadas para a raiz radicular e os pinos intraradiculares simulados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HUGO HENRIQUE DIANA; JULIANA SANTOS OLIVEIRA; MARIANA CAROLINA DE LARA FERRO; YARA T. CORRÊA SILVA-SOUSA; ÉRICA ALVES GOMES. Stress Distribution in Roots Restored with Fiber Posts and An Experimental Dentin Post: 3D-FEA. Brazilian Dental Journal, v. 27, n. 2, p. 223-227, . (13/23905-9)
ERICA ALVES GOMES; HUGO HENRIQUE DIANA; JULIANA SANTOS OLIVEIRA; YARA TERESINHA CORRÊA SILVA-SOUSA; ADRIANA CLÁUDIA LAPRIA FARIA; RICARDO FARIA RIBEIRO. Reliability of FEA on the Results of Mechanical Properties of Materials. Brazilian Dental Journal, v. 26, n. 6, p. 667-670, . (13/23905-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.