Busca avançada
Ano de início
Entree

Polimorfismo da IL28B em indivíduos coinfectados pelo vírus linfotrópico de células t humanas tipo 1 (HTLV-1) e pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1)

Processo: 13/26522-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Jorge Simão do Rosário Casseb
Beneficiário:Ermita Moura Gama Neta
Instituição-sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular   HIV

Resumo

Introdução: Recentemente, o perfil do polimorfismo da IL28b tem importância na resposta do tratamento anti-HCV , porém no contexto da coinfecção entre HIV/HTLV não foi avaliada em nosso meio. Objetivo geral: Estudar a mutua associação entre o perfil do polimorfismo da IL28B entre pacientes infectados pelo HTLV-1, HIV e em pacientes coinfectados HTLV-1/HIV.. Objetivos Específicos: 1) Avaliar o perfil de haplótipos do polimorfismo nesta população; 2) Relacionar os tipos de polimorfismo do gene da IL28B a coinfecção com o vírus HIV-1; 3) Avaliação da carga proviral do HTLV-1 e sua correlação com o perfil da IL28B.. Material e Métodos: Um total de 450 indivíduos foi confirmado como positivos para o HTLV-1. Notamos que entre esses pacientes infectados pelo HTLV-1, 120 deles também estavam com coinfectados pelo HIV-1, e apresentam material estocado para estudos futuros. Um grupo de quinhentos pacientes com HIV em acompanhamento no ambulatório ADEE 3002 no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo será analisado retrospectivamente e prospectivamente, como a solicitação da sorologia para detecção de anticorpos anti-HTLV-1 e 2. A revisão do prontuário avaliará a presença da infecção pelo HTLV por sorologia realizada no laboratório LIM-56. Os dados epidemiológicos serão obtidos diretamente com os pacientes convidados a participar voluntariamente depois da leitura e assinatura do TCLE, através de um questionário que será realizado durante a consulta médica no ambulatório do Instituto de Infectologia "Emilio Ribas" e no HC e as análises laboratoriais serão realizadas a partir de soroteca e coleta específica. Este estudo terá impacto no prognóstico clínico desses pacientes.Palavras-Chave: HCV; HTLV-1; IL28B.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.