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O professor coordenador do núcleo pedagógico na rede estadual paulista: o formador, a formação e os desafios do exercício profissional

Processo: 14/01513-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Novaes
Beneficiário:Letícia Moraes Rodrigues
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional   Rede estadual de educação   Formação de professores   Planejamento pedagógico   Trabalho docente   Análise documentária   Entrevista

Resumo

A reestruturação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) realizada por meio do Decreto Nº 57.141/2011, criou coordenadorias distintas, entre elas a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) e a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA). Tais coordenadorias estão em contato permanente com as Diretorias Regionais de Ensino (DRE), por meio do Núcleo Pedagógico (NP), também criado neste processo de reestruturação, que é uma unidade de apoio à gestão do currículo da rede pública estadual de ensino, e que atua preferencialmente por meio da oficina pedagógica existente no âmbito da DRE. Dessa forma, o NP é constantemente demandado pela CGEB no que diz respeito à normatização do currículo, seleção e avaliação de materiais e recursos pedagógicos, ao uso de novas tecnologias de informação, entre outros, bem como pela (CIMA), principalmente no que diz respeito à análise de resultados das avaliações e informações do sistema de ensino da rede estadual de São Paulo, como por exemplo, o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento) e o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação). Interessa-nos, nesta pesquisa, acompanhar e analisar o trabalho realizado por um dos profissionais que integram o NP, qual seja, o professor coordenador do núcleo pedagógico (PCNP), já que cabe a esse profissional, nos termos da legislação educacional paulista, uma série de atividades e responsabilidades a fim de garantir a implementação da política educacional; nesse sentido, pretendemos conhecer melhor o perfil deste profissional, sua formação, as razões que os levaram a aceitar tal função - já que se trata de professores designados para tais postos de trabalho - e os desafios que enfrentam no exercício profissional a partir da reestruturação da SEE/SP. Assim, formulamos algumas questões preliminares, que serão complementadas e/ou adensadas, ao longo da investigação: quem são os PCNP? Que ações desenvolvem no âmbito do NP? Como se dá a relação destes profissionais com as escolas e professores em exercício em sala de aula? Que tipo de formação em serviço é oferecido pelos PCNP aos professores? Quais os objetivos destas ações? Como se dá e quais são os critérios para a seleção dos PCNP? Nesta pesquisa serão realizadas entrevistas semiestruturadas com PCNP envolvidos com as escolas dos anos iniciais do ensino fundamental, análise documental (com destaque para os documentos de caráter técnico e normativo, publicados pela SEE/SP) e acompanhamento do trabalho do PCNP no âmbito das DRE. Com essa pesquisa, pretende-se contribuir com a reflexão acerca do perfil deste novo sujeito que surge no cenário educacional da rede pública estadual paulista, agora com funções mais explicitadas e reguladas no que tange à implementação do currículo oficial e do acompanhamento dos índices de desempenho das escolas sob sua responsabilidade, da natureza do trabalho que desenvolve, bem como dos desafios do exercício profissional, marcados, muitas vezes, pelas ambiguidades de quem ocupa, ao mesmo tempo, lugares distintos de professor e de técnico à serviço da política educacional.

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