Busca avançada
Ano de início
Entree

PreditOmics - Uma abordagem de Microbiologia Preditiva, Metagenômica e Metabolômica no Estudo da Estabilidade Microbiológica da Carne Bovina Embalada à Vácuo durante a Estocagem

Processo: 13/27118-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Anderson de Souza Sant'Ana
Beneficiário:Humberto Moreira Hungaro
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Carne bovina   Vida-de-prateleira   Metagenômica   Metabolômica

Resumo

Nos últimos anos, o Brasil consolidou-se como líder nas exportações de carne bovina, e acredita-se que até 2020 o país suprirá 44,5% do mercado mundial. Apesar das expectativas promissoras de crescimento, ainda existem diversos obstáculos a serem ultrapassados em toda a cadeia produtiva de carne brasileira. A deterioração microbiana é sem dúvida um dos principais problemas enfrentados, sobretudo ao relacioná-la às características intrínsecas da carne e condições típicas de armazenamento. Este processo tem sido extensivamente estudado, entretanto a maioria dos métodos utilizados é dependente de cultivo e permitem a identificação de no máximo 1% das espécies microbianas envolvidas. O uso de ferramentas "omics", como metagenômica e metabolômica tem potencial para revolucionar os estudos de ecologia microbiana, de maneira se ter uma maior compreensão do processo de deterioração. Existe uma escassez de dados sobre a ecologia microbiana da carne bovina brasileira embalada à vácuo, sobretudo naquelas com valores de pH elevado, tais como carne escura, firme e seca (dark firm dry - DFD). A incidência de carne DFD no Brasil é elevada, e suas características intrínsecas favorecem a multiplicação de micro-organismos que levam à redução da sua vida de prateleira. Assim, o presente projeto investigará a diversidade e a sucessão microbiana de carne bovina brasileira embalada à vácuo durante o armazenamento, por meio de uma abordagem que combina ferramentas de metagenômica, metabolômica e de modelagem preditiva. Com os dados gerados espera-se contribuir para o entendimento da ecologia microbiana da carne bovina brasileira embalada à vácuo e seu impacto sobre a vida de prateleira deste produto, bem como gerar bases científicas para a implementação de medidas visando-se estabelecer padrões de qualidade para este produto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HUNGARO, HUMBERTO M.; CATURLA, MAGDEVIS Y. R.; HORITA, CLAUDIA N.; FURTADO, MARIANNA M.; SANT'ANA, ANDERSON S. Blown pack spoilage in vacuum-packaged meat: A review on clostridia as causative agents, sources, detection methods, contributing factors and mitigation strategies. TRENDS IN FOOD SCIENCE & TECHNOLOGY, v. 52, p. 123-138, JUN 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.