Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação de nanomateriais híbridos avançados baseados em grafeno funcionalizados com polipirrol e nanopartículas de antimônio para a detecção bioeletroquimica mediada por lacase de compostos interferentes endócrinos

Processo: 14/02457-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Sergio Antonio Spinola Machado
Beneficiário:Fernando Henrique Cincotto
Supervisor no Exterior: José M. Pingarrón
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha  
Vinculado à bolsa:12/18339-1 - Detecção dos interferentes endócrinos testosterona e estradiol em amostras ambientais empregando eletrodos modificados com grafeno, nanopartículas de ouro e quantum dots, BP.DR
Assunto(s):Sensores eletroquímicos

Resumo

Este projeto propõe o desenvolvimento de plataformas de biosensores a base de lacase para a detecção eletroquímica de dois importantes compostos interferentes endócrinos, 17beta -estradiol e estriol, em amostras ambientais utilizando novos nanomateriais híbridos de grafeno funcionalizado com polipirrol e nanopartículas de antimônio como transdutores. O eletrodo desenvolvido será caracterizada por medidas de microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia de energia dispersiva raio-X, microscopia de força atômica e técnicas eletroquímicas (voltametria cíclica e espectroscopia de impedância eletroquímica). O comportamento eletroquímico dos interferentes endócrinos serão estudados em diferentes eletrólitos de suporte e pH na superfície do eletrodo desenvolvido. O sensor otimizado permitirá aumentar a sensibilidade e, conseqüentemente, a determinação dos interferentes endócrinos estradiol e estriol com baixos limites de detecção. A detecção destes hormônios será por oxidação eletroquímica direta na superfície do sensor desenvolvido, a fim de desenvolver um sensor preciso, um sistema eletrocatalítico sensitivo com potencial de miniaturização e possibilidade de aplicação "in situ" e em tempo real para a determinação dos dois interferentes endócrinos em matrizes ambientais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CINCOTTO, FERNANDO H.; CANEVARI, THIAGO C.; MACHADO, SERGIO A. S.; SANCHEZ, ALFREDO; RUIZ BARRIO, MARIA ASUNCION; VILLALONGA, REYNALDO; PINGARRON, JOSE M. Reduced graphene oxide-Sb2O5 hybrid nanomaterial for the design of a laccase-based amperometric biosensor for estriol. Electrochimica Acta, v. 174, p. 332-339, AUG 20 2015. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.