Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da neotenia na estrutura de colônias de cupins inferido por genotipagem com microssatélites

Processo: 14/00720-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Ana Maria Costa-Leonardo
Beneficiário:Ives Haifig
Supervisor no Exterior: Edward L. Vargo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa : North Carolina State University (NC State), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/23898-0 - Manipulação da reprodução em cupins com ênfase nas estratégias via neotênicos, BP.PD

Resumo

Uma colônia de cupins pode apresentar reprodutores neotênicos, os quais são indivíduos jovens que atingiram a maturação do aparelho reprodutor antes da muda para imago. Estes reprodutores são comumente de dois tipos, chamados de neotênicos ninfóides quando derivados de ninfas e de neotênicos ergatóides quando derivados de operários. Algumas espécies de cupins exibem uma tendência na produção de um ou de outro tipo de reprodutor neotênico quando ao menos um dos reprodutores primários está ausente. É sabido que estes reprodutores mudam completamente a estrutura das colônias em cupins inferiores, sendo o fator chave para o aparecimento de castas particulares. Contudo, nenhum estudo até hoje analisou o impacto de neotênicos na estrutura de colônias em cupins superiors. O objetivo principal da presente pesquisa é analisar o impacto da reprodução neotênicas na estrutura de colônias de cupins do ponto de vista genético. Marcadores de microssatélites serão desenvolvidos para duas espécies de cupins neotropicais, Silvestritermes euamignathus e Nasutitermes aquilinus. Os marcadores serão utilizados para genotipar amostras de colônias coordenadas por diferentes reprodutores, incluindo reprodutores primários, ninfóides e ergatóides. Estas análises genéticas permitiram a caracterização dos graus de parentesco entre os indivíduos e o estabelecimento da influência dos neotênicos na estrutura da colônia por meio da comparação dos resultados obtidos para as diferentes colônias. O desenvolvimento dos marcadores de microssatélites e as análises genéticas iniciais serão realizadas no laboratório do Dr. Edward L. Vargo (Departamento de Entomologia, Universidade Estadual da Carolina do Norte, Estados Unidos). O laboratório do Dr. Vargo tem experiência em trabalhar com o desenvolvimento de marcadores de microssatélites para cupins e outros insetos, e ele já demonstrou interesse em participar desta pesquisa quando o projeto inicial foi proposto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HAIFIG, IVES; VARGO, EDWARD L.; LABADIE, PAUL; COSTA-LEONARDO, ANA MARIA. Unrelated secondary reproductives in the neotropical termite Silvestritermes euamignathus (Isoptera: Termitidae). NATURWISSENSCHAFTEN, v. 103, n. 1-2 FEB 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.