Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil de agentes etiológicos causadores de mastite clínica e uso de antimicrobianos em rebanhos leiteiros

Processo: 13/22286-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Marcos Veiga dos Santos
Beneficiário:Tiago Tomazi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07914-8 - FoRC - Centro de Pesquisa em Alimentos, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):15/17516-5 - Caracterização detalhada de patógenos causadores de mastite previamente identificados como "outras espécies de estreptococos" ao longo do tempo, BE.EP.DR

Resumo

O presente projeto tem como objetivo principal determinar o perfil etiológico e a sensibilidade aos antimicrobianos dos patógenos causadores de mastite clínica e descrever os aspectos qualitativos e quantitativos relacionados ao uso de antimicrobianos para o tratamento da mastite em rebanhos leiteiros. O estudo será realizado por meio da condução de três experimentos: Experimento 1 - Determinação do perfil etiológico da mastite clínica em rebanhos leiteiros; Experimento 2 - Quantificação do uso de antimicrobianos para o tratamento de mastite; e Experimento 3 - Avaliação econômica e de fatores de risco relacionados a um programa de cultura microbiológica na fazenda. Para realização dos experimentos 1 e 2, amostras de leite e dados sobre o uso de antimicrobianos serão coletadas de 15 rebanhos leiteiros durante 12 meses. Serão coletados dados para determinação da prevalência, incidência, agentes causadores de mastite clínica, escore de gravidade da doença, protocolos de tratamento e antimicrobianos utilizados, estimativa de descarte de leite e taxas de recorrência e novas infecções intramamárias. Amostras com isolamento de Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, Streptococcus uberis e Escherichia coli serão submetidas à análise de concentração inibitória mínima e genotipagem pela técnica de polimorfismo dos segmentos de DNA obtidos por amplificação randômica (RAPD-PCR). A quantificação dos antimicrobianos utilizados para o tratamento da mastite e terapia de vaca seca será realizada com base na estimativa da dosagem de antimicrobianos utilizados por animal por dia. No experimento 3, vacas em lactação de três rebanhos serão divididas aleatoriamente em dois grupos de tratamento para determinação de fatores de risco relacionados ao programa de cultura microbiológica na fazenda e avaliação econômica deste programa em comparação ao sistema de tratamento imediato de vacas com mastite clínica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOMAZI, TIAGO; FREU, GUSTAVO; ALVES, BRUNA GOMES; DE SOUZA FILHO, ANTONIO FRANCISCO; HEINEMANN, MARCOS BRYAN; DOS SANTOS, MARCOS VEIGA. Genotyping and antimicrobial resistance of Streptococcus uberis isolated from bovine clinical mastitis. PLoS One, v. 14, n. 10 OCT 22 2019. Citações Web of Science: 0.
TOMAZI, T.; COURA, F. M.; GONCALVES, J. L.; HEINEMANN, M. B.; SANTOS, M. V. Antimicrobial susceptibility patterns of Escherichia coli phylogenetic groups isolated from bovine clinical mastitis. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 101, n. 10, p. 9406-9418, OCT 2018. Citações Web of Science: 1.
TOMAZI, TIAGO; DE SOUZA FILHO, ANTONIO FRANCISCO; HEINEMANN, MARCOS BRYAN; DOS SANTOS, MARCOS VEIGA. Molecular characterization and antimicrobial susceptibility pattern of Streptococcus agalactiae isolated from clinical mastitis in dairy cattle. PLoS One, v. 13, n. 6 JUN 21 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOMAZI, Tiago. Perfil etiológico e molecular de patógenos causadores de mastite clínica, e uso de antimicrobianos em rebanhos leiteiros. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.