Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos antitumorais da inibição in vitro do fator de transcrição AP-1 por DTCM -G em glioblastoma adulto e pediátrico

Processo: 13/23239-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:María Sol Brassesco Annichini
Beneficiário:Gabriela Molinari Roberto
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Genética do câncer   Glioblastoma

Resumo

O Glioblastoma (GBM) caracteriza-se como um tumor maligno representando 50% dos tumores cerebrais em adultos sendo mais rara sua ocorrência em crianças (9%). Apesar dos avanços terapêuticos, a sobrevida dos pacientes permanece baixa, cerca de um ano, na maioria dos casos. A dificuldade no combate desse câncer se deve em grande parte à natureza invasora do tumor, (que resulta em alta frequência de recorrência pós-cirúrgica), e a sua resistência à apoptose e ao tratamento quimioterápico convencional. Um importante ponto de convergência das vias envolvidas nos processos de proliferação, apoptose e invasão é representado pelo fator de transcrição AP-1. Em glioblastomas, o componente c-Jun deste fator é encontrado hiperfosforilado e, portanto mais ativo no processo de transcrição gênica, desempenhando um papel importante no aumento da expressão de genes envolvidos em processos oncogenicos. Recentemente, foi sintetizado um inibidor específico para esse fator chamado DTCM-g, que bloqueia a fosforilação da subunidade c-Jun impedindo a translocação do fator de transcrição AP-1 para o núcleo. Este inibidor já apresentou atividade antitumoral em osteossarcoma e câncer de bexiga, entretanto seu efeito em glioblastoma permanece desconhecido. Dessa forma, no presente projeto pretende-se estudar a influencia da inibição de AP-1 por DTCM-g em linhagens celulares de glioblastomas adultos e pediátricos nos processos de proliferação, morte e invasão celular, com base em testes funcionais e na expressão de genes envolvidos nestes processos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROBERTO, GABRIELA MOLINARI; PAIVA, HELDER HENRIQUE; BOTELHO DE SOUZA, LUCAS EDUARDO; PEZUK, JULIA ALEJANDRA; VIEIRA, GABRIELA MACIEL; DE OLIVEIRA, HARLEY FRANCISCO; UMEZAWA, KAZUO; TONE, LUIZ GONZAGA; BRASSESCO, MARIA SOL. DTCM-glutarimide Delays Growth and Radiosensitizes Glioblastoma. ANTI-CANCER AGENTS IN MEDICINAL CHEMISTRY, v. 18, n. 9, p. 1323-1329, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.