Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de interações proteína-meio aquoso em modificações estruturais da L- Asparaginase II de escherichia coli

Processo: 13/24024-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gisele Monteiro
Beneficiário:Samarina Rodrigues Wlodarczyk
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Asparaginase   Escherichia coli   Sistema de duas fases aquosas   Biofármacos

Resumo

A L- Asparaginase é uma enzima aplicada para o tratamento de diversos tipos de câncer, principalmente, a Leucemia Linfoide Aguda. Comercialmente, é produzida pelos micro-organismos Escherichia coli e Erwinia chrysanthemi pela indução da produção da proteína nativa ou pela expressão da proteína recombinante. A enzima catalisa a conversão da L- asparagina em L- aspartato e amônia, privando a célula tumoral de um aminoácido essencial para o seu crescimento. As versões disponíveis no mercado para tratamento passam por um processo de produção que requer melhorias. A formação de agregados proteicos é um dos principais problemas que afetam a formulação da L- Asparaginase. Estes podem dificultar a purificação da proteína bioativa, causar a perda da atividade proteica e até provocar o aumento da resposta imune ao biofármaco. O presente projeto terá o objetivo principal de analisar o comportamento da proteína L- Asparaginase em diferentes Sistemas Aquosos bifásicos (SAB), similares ao meio orgânico, e os fatores que regem a sua agregação. As polarizabilidade/dipolaridade, acidez e basicidade da L- Asparaginase serão estimadas por meio de análise solvatocrômica e geração de descritores para esta enzima. Os efeitos de mutações sítio-dirigidas na proteína também serão avaliados em SAB. Os resultados poderão auxiliar a compreensão de funções biológicas e transporte de proteínas, e otimizar o desenvolvimento de biofármacos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WLODARCZYK, SAMARINA R.; COSTA-SILVA, TALES A.; PESSOA-JR, ADALBERTO; MADEIRA, PEDRO; MONTEIRO, GISELE. Effect of osmolytes on the activity of anti-cancer enzyme L-Asparaginase II from Erwinia chrysanthemi. Process Biochemistry, v. 81, p. 123-131, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
WLODARCZYK, SAMARINA R.; CUSTODIO, DEBORA; PESSOA JR, ADALBERTO; MONTEIRO, GISELE. Influence and effect of osmolytes in biopharmaceutical formulations. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICS AND BIOPHARMACEUTICS, v. 131, p. 92-98, OCT 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.