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O desenho e a geometria no ensino primário brasileiro,1890 a 1970

Processo: 13/20848-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Marcos Denilson Guimarães
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar as trajetórias do Desenho e da Geometria no ensino primário brasileiro no período de 1890 a 1970, que compreende a chegada da Primeira República até a mudança de ensino primário para ensino de 1º grau. Intenta-se com isso saber como ocorreu o processo de elementarização do Desenho e da Geometria e quais foram os impactos sofridos por essas matérias escolares em meio às inovações educacionais do método intuitivo, das propostas da Escola Nova e do Movimento da Matemática Moderna. O projeto será desenvolvido no âmbito do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, inserido num projeto maior e, que leva em consideração os estudos de André Chervel (1990) para o tratamento das disciplinas escolares, os de Roger Chartier (2002) sobre a História Cultural e os de Dominique Julia (2001) para a discussão de cultura escolar. As fontes analisadas serão os programas de ensino, os decretos, reformas, assim como os manuais didáticos, provas, cadernos de alunos e professores, artigos em revistas pedagógicas que discutam as questões relacionadas às práticas dos alunos quanto dos professores e, se possível, depoimentos orais desses sujeitos. A questão norteadora da investigação é: como diferentes pedagogias foram conformando os ensinos do Desenho e da Geometria no curso primário?