Busca avançada
Ano de início
Entree

Especiação dinâmica de metais traço (Cd e Pb) em sistemas aquáticos: experimentos em laboratório e "on-site

Processo: 13/14122-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:André Henrique Rosa
Beneficiário:Adnivia Santos Costa Monteiro
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Substâncias húmicas   Elementos-traço   Água   Química ambiental

Resumo

O objetivo principal deste projeto é investigar as diferenças no que diz respeito à especiação dinâmica dos metais traço chumbo e cádmio com matéria orgânica natural (MON) e as substâncias húmicas purificadas a partir desta. Os métodos de especiação estão frequentemente limitados a estudos de equilíbrio, com compostos previamente isolados e freqüentes dopagens com elevadas concentrações de metais, outras vezes, é necessária aplicação de tratamentos prévios para separação e/ou pré-concentração, os quais podem provocar alterações às características do sistema original. Este projeto propõe o desenvolvimento de modelos que considerem os aspectos dinâmicos, propondo implantar um procedimento empregando métodos eletroanalíticos modernos como a cronopotenciometria de redissolução anódica com varredura de potencial (SSCP) e redissolução nernstiana na ausência de gradientes (AGNES), que permitam determinar metais em baixas concentrações em amostras naturais e compará-lo aos resultados obtidos através de uma técnica conhecida, como por exemplo, a ultrafiltração com posterior detecção por espectrometria de emissão atômica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES). Um dos aspectos importantes do projeto é a colaboração no desenvolvimento e validação de uma sonda eletroquímica on-site a fim de minimizar contaminações que podem ser geradas durante a coleta e armazenamento da amostra, além de promover redução dos custos e tempo total de análise. Desta forma, este projeto pode abrir uma nova perspectiva associada à especiação dinâmica de metais em ambientes aquáticos de maneira prática, rápida e precisa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOSÉ PAULO PINHEIRO; ADNÍVIA SANTOS COSTA MONTEIRO; NOEMIE JANOT; BERT JAN GROENENBERG; ANDRÉ HENRIQUE ROSA. ESPECIAÇÃO TERMODINÂMICA DE METAIS TRAÇO COM SUBSTÂNCIAS HÚMICAS: O MODELO NICA-DONNAN. Química Nova, v. 40, n. 10, p. -, Out. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.