Busca avançada
Ano de início
Entree

Materiais híbridos baseados em substâncias húmicas e alcóxidos silanos: avaliação da eficiência e seletividade na adsorção de contaminantes orgânicos e inorgânicos

Processo: 13/27039-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Katia Jorge Ciuffi Pires
Beneficiário:Lílian Karla de Oliveira
Instituição-sede: Reitoria. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Substâncias húmicas   Processo sol-gel   Desenvolvimento de novos materiais

Resumo

Substâncias húmicas são macromoléculas originadas da decomposição de resíduos vegetais e animais. São presentes em solos, sedimentos e corpos aquáticos, e devido a sua constituição química possuem propriedades hidrofílicas e hidrofóbicas. Preocupações ambientes tem aumentado o interesse na busca de novos materiais que solucionem os problemas causados pelo aporte de poluentes orgânicos e inorgânicos em mananciais. Nos ambientes, as substâncias húmicas interagem com metais e substâncias orgânicas afetando, desta forma, o transporte e mobilidade destes. Neste sentido, este projeto propõe o desenvolvimento de um novo material híbrido que associe as características das substâncias húmicas e de alcoxisilanos, e a aplicação destes no tratamento de efluentes industriais e/ou domésticos. Estes híbridos serão preparados via processo sol-gel a partir de três diferentes alcóxidos e ácido húmico comercial. O principal objetivo é avaliar o emprego de matrizes híbridas a base de alcoxisilanos e substâncias húmicas como eficientes e seletivos materiais na adsorção de espécies metálicas (Ni, Cu, Cr) e contaminantes emergentes (linurol e bisfenol A).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, LILIAN KARLA; MOLINA, EDUARDO FERREIRA; MOURA, ANDRE L. A.; DE FARIA, EMERSON HENRIQUE; CIUFFI, KATIA JORGE. Synthesis, Characterization, and Environmental Applications of Hybrid Materials Based on Humic Acid Obtained by the Sol Gel Route. ACS APPLIED MATERIALS & INTERFACES, v. 8, n. 2, p. 1478-1485, JAN 20 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.