Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da incorporação de produtos naturais nas propriedades mecânicas e antimicrobiana de sistemas adesivos

Processo: 13/22823-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Marcelo Giannini
Beneficiário:Carolina Bosso André
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/17543-0 - Incorporação de produtos naturais que alteram a virulência do Streptococcus mutans em materiais restauradores, BE.EP.DR
Assunto(s):Dentística   Adesivos dentinários   Anti-infecciosos   Dentina

Resumo

A evolução dos sistemas adesivos tem proporcionado melhora significativa na qualidade do selamento marginal e na durabilidade das restaurações. Alguns deles apresentam, além dos monômeros, solventes e iniciadores; componentes como fluoretos, partículas de carga e agentes antibacterianos, os quais parecem modificar o comportamento clínico desses materiais adesivos. Este projeto tem como objetivo avaliar a resistência e a morfologia da união dentina-adesivo-resina, a resistência à flexão e módulo de adesivos comerciais e experimentais, contendo agentes naturais antimicrobianos, e a atividade antimicrobiana desses agentes de união. No estudo de resistência e da morfologia da união dentina-restauração será utilizada a dentina humana coronária. O ensaio de microtração será realizado 24 horas após a confecção das restaurações e após 1 ano de armazenamento delas em saliva artificial. A área de união dentina-adesivo-resina será estudada por meio da microscopia confocal de varredura a laser. Para a resistência à flexão e estudo do módulo, os adesivos serão preparados em matrizes de silicone, com dimensões de 0,6 mm de espessura e 6,2 mm de diâmetro. Na avaliação da atividade antimicrobiana, os sistemas adesivos serão testados frente à formação de biofilme de Streptococcus mutans em superfície de hidroxiapatita. O projeto de pesquisa desenvolvido no mestrado, incluiu a avaliação de 6 adesivos odontológicos, sendo 3 deles contendo componentes antimicrobianos, como o glutaraldeído, clorexidina e o monômero MDP-brometo. As análises microbiológicas utilizadas foram a mensuração do halo de inibição e determinação da atividade bactericida por contato. O projeto de doutorado da continuidade ao trabalho de pesquisa do mestrado, porém os adesivos nesse projeto são experimentais, ou seja, incluem substâncias naturais de uso antimicrobiano sob domínio de patente.. A expectativa de resultado neste estudo é obter um sistema adesivo com incorporação de agentes de ocorrência natural com propriedades mecânicas e antimicrobianas efetivas. Em acréscimo, a concessão da bolsa solicitada será importante para a aluna, que trabalha em tempo integral, dar continuidade às pesquisas e atividades científicas iniciadas no mestrado com sucesso, e agora no doutorado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRE, CAROLINA BOSSO; ROSALEN, PEDRO LUIZ; GALVAO, LIVIA CAMARA DE CARUALHO; FRONZA, BRUNA MANN; BOUI AMBROSANO, GLAUCIA MARIA; FERRACANE, JACK LIBORIO; GIANNINI, MARCELO. Modulation of Streptococcus mutans virulence by dental adhesives containing anti-caries agents. Dental Materials, v. 33, n. 10, p. 1084-1092, OCT 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.