Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da adição de flúor e cálcio no gel clareador a base de peróxido de hidrogênio na penetração, cor e microdureza

Processo: 13/26449-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Carlos Rocha Gomes Torres
Beneficiário:Tatiane Josefa da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Clareamento   Esmalte dentário   Peróxido de hidrogênio   Flúor   Cálcio   Microdureza   Espectrofotometria atômica

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar o efeito da adição dos íons cálcio e flúorna formulação de um gel clareador de peróxido de hidrogênio a 35% na suapenetração através da estrutura dental, eficácia clareadora e microdureza do esmalte dental. Serão utilizados 80 dentes incisivos bovinos, dos quais serão obtidos discos deesmalte e dentina da face vestibular, com 6mm de diâmetro e 2mm de espessura(1mm de esmalte e 1mm de dentina). As amostras serão divididas em quatro grupos,dependendo das substâncias protetoras/remineralizantes adicionadas ao gel deperóxido de hidrogênio a 35%: Grupo Ca - Gluconato de Cálcio a 0,5%; Grupo F -Fluoreto de Sódio a 0,2%; Grupo Ca+F - Gluconato de Cálcio a 0,5% e fluoreto desódio a 0,2%; Grupo controle - não será adicionado qualquer agente adicional. A corinicial das amostras e a microdureza do esmalte serão mensuradas antes dos procedimentos clareadores. Os espécimes de cada grupo serão colocados em um suporte metálico no qual haverá uma cavidade interna para simular uma câmara pulpar, a qual será preenchida com tampão de acetato para coletar o peróxido. Os respectivos géis clareadores serão aplicados por 30 min no total, divididos em 3 aplicações. A quantidade de peróxido que atravessou as amostras será determinada por espectrofotometria de absorção. A microdureza das amostras será mensurada imediatamente após o clareamento. A seguir as amostras serão imersas em saliva artificial por 7 dias, após os quais a cor será novamente avaliada. Os dados obtidos serão analisados estatisticamente, adotando-se um nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORRES, C. R. G.; ZANATTA, R. F.; SILVA, T. J.; BORGES, A. B. Effect of Calcium and Fluoride Addition to Hydrogen Peroxide Bleaching Gel On Tooth Diffusion, Color, and Microhardness. Operative Dentistry, v. 44, n. 4, p. 424-432, JUL-AUG 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.