Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da adição de flúor e cálcio no gel clareador a base de peróxido de hidrogênio na penetração, cor e microdureza.

Processo: 13/26449-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Carlos Rocha Gomes Torres
Beneficiário:Tatiane Josefa da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Peróxido de hidrogênio   Clareamento   Flúor   Dentística   Cálcio   Microdureza

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar o efeito da adição dos íons cálcio e flúorna formulação de um gel clareador de peróxido de hidrogênio a 35% na suapenetração através da estrutura dental, eficácia clareadora e microdureza do esmaltedental. Serão utilizados 80 dentes incisivos bovinos, dos quais serão obtidos discos deesmalte e dentina da face vestibular, com 6mm de diâmetro e 2mm de espessura(1mm de esmalte e 1mm de dentina). As amostras serão divididas em quatro grupos,dependendo das substâncias protetoras/remineralizantes adicionadas ao gel deperóxido de hidrogênio a 35%: Grupo Ca - Gluconato de Cálcio a 0,5%; Grupo F -Fluoreto de Sódio a 0,2%; Grupo Ca+F - Gluconato de Cálcio a 0,5% e fluoreto desódio a 0,2%; Grupo controle - não será adicionado qualquer agente adicional. A corinicial das amostras e a microdureza do esmalte serão mensuradas antes dosprocedimentos clareadores. Os espécimes de cada grupo serão colocados em umsuporte metálico no qual haverá uma cavidade interna para simular uma câmarapulpar, a qual será preenchida com tampão de acetato para coletar o peróxido. Osrespectivos géis clareadores serão aplicados por 30 min no total, divididos em 3aplicações. A quantidade de peróxido que atravessou as amostras será determinadapor espectrofotometria de absorção. A microdureza das amostras será mensuradaimediatamente após o clareamento. A seguir as amostras serão imersas em salivaartificial por 7 dias, após os quais a cor será novamente avaliada. Os dados obtidosserão analisados estatisticamente, adotando-se um nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORRES, C. R. G.; ZANATTA, R. F.; SILVA, T. J.; BORGES, A. B. Effect of Calcium and Fluoride Addition to Hydrogen Peroxide Bleaching Gel On Tooth Diffusion, Color, and Microhardness. Operative Dentistry, v. 44, n. 4, p. 424-432, JUL-AUG 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.