Busca avançada
Ano de início
Entree

Muito além do conhecimento: a TV educativa no Brasil e na França, o canal Futura e a Cinquième (1994-2002)

Processo: 13/17906-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Áureo Busetto
Beneficiário:Wellington Amarante Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/02339-0 - Uma televisão do saber: a experiência da Cinquième na televisão pública francesa (1994-2002), BE.EP.DR
Assunto(s):História da televisão   França (país)   Brasil   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil Contemporâneo | Canal Futura | Cinquième | França | Fundação Roberto Marinho | História da televisão | História da Televisão

Resumo

Este projeto tem por objetivo central analisar histórico-comparativamente o papel de emissoras educativas no sistema televiso brasileiro e francês durante a década de 1990 e início dos anos 2000, tendo como eixo-central as relações sociais que tornaram possível a criação do Canal Futura e da Cinquième. A emissora brasileira, um canal educativo privado, criado em 1997, teria possibilitado ao grupo de Roberto Marinho reforçar a imagem de suas empresas, sobremaneira da Rede Globo, como eficaz prestadora de serviço social e comprometida com a difusão de conteúdos culturais e educativos para toda a sociedade brasileira, demonstrando a eficiência do modelo televisivo comercial em uma pretensa missão de garantir produções educativas de qualidade e, consequentemente, deslegitimando, assim, as vozes que exigiam a criação de um sistema público de televisão. A Cinquième, canal educativo público, inaugurado em 1994, teria sido criado com o objetivo de reorganização da paisagem audiovisual francesa, visando à reconquista de espaços que haviam sido perdidos para as emissoras privadas quando da desregulamentação do sistema na década de 1980. Esta proposta de pesquisa buscará confrontar a hipótese de que tanto o Canal Futura quanto a Cinquième, ainda que com atuação em campos televisivos de naturezas distintas, responderam com ações e práticas semelhantes às demandas educativas da sociedade ao final do século XX e início do XXI. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Wellington Amarante. Muito além do conhecimento: a TV educativa na França e no Brasil, a La Cinquième e o Canal Futura (1994-2002). 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.