Busca avançada
Ano de início
Entree

Função muscular do quadril e do tronco e sua influência no controle postural durante a realização de tarefas semi-estáticas e dinâmicas em idosos da comunidade

Processo: 13/23344-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Daniela Cristina Carvalho de Abreu
Beneficiário:Jaqueline Mello Porto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fisioterapia   Queda

Resumo

As quedas são problemas prevalentes em idosos e podem apresentar graves consequências, assim, entender os fatores de risco torna-se fundamental para preveni-las. Pouco se sabe sobre a função muscular do quadril e do tronco, sua influência no controle postural em situações que simulam as atividades rotineiras e as diferenças de tal função entre idosos caidores e não caidores. Portanto, o objetivo do presente estudo será investigar o papel dos músculos posturais da pelve e do tronco no controle postural durante tarefas semi-estáticas e dinâmicas. Os idosos serão divididos entre caidores e/ou com medo de quedas e não caidores e serão submetidos às avaliações. Tais avaliações consistirão em aplicação de um questionário para conhecermos o histórico de quedas e o medo de cair; avaliação da função muscular dos abdutores e adutores de quadril e flexores e extensores do tronco, por meio do dinamômetro isocinético Biodex; avaliação da funcionalidade e controle postural, por meio da plataforma de força "Balance Master" (Neurocom®); e avaliação clínica por meio da aplicação do BESTest. Todas as análises estatísticas serão realizadas utilizando o programa SPSS (SPSS for Windows - Versão 16.0 - SPSS inc,) e será adotado nível de significância de 5% (p £ 0,05). Os resultados serão expressos como média e desvio padrão da média.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PORTO, JAQUELINE MELLO; FREIRE JUNIOR, RENATO CAMPOS; BOCARDE, LARISSA; FERNANDES, JULIA ADORNO; MARQUES, NISE RIBEIRO; RODRIGUES, NATALIA CAMARGO; CARVALHO DE ABREU, DANIELA CRISTINA. Contribution of hip abductor-adductor muscles on static and dynamic balance of community-dwelling older adults. AGING CLINICAL AND EXPERIMENTAL RESEARCH, v. 31, n. 5, p. 621-627, MAY 2019. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PORTO, Jaqueline Mello. Associação entre função muscular do quadril e do tronco, equilíbrio e funcionalidade em idosos da comunidade. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.