Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo espectroscópico da dinâmica da vermicompostagem de resíduos da indústria de couro (curtumes) para produção de plantas de interesse econômico

Processo: 14/05041-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Maria Olímpia de Oliveira Rezende
Beneficiário:Ramom Rachide Nunes
Supervisor no Exterior: Adani Fabrizio
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Università degli Studi di Milano, Itália  
Vinculado à bolsa:13/00744-0 - Estudo químico e espectroscópico da dinâmica da vermicompostagem de resíduos da indústria de couro (curtumes) para produção de plantas de interesse econômico, BP.DR
Assunto(s):Vermicompostagem

Resumo

A solicitação de uma Bolsa Pesquisa de Estágio no Exterior (BEPE) tem, por finalidade, dar continuidade às atividades de pesquisas relacionadas ao projeto de doutorado FAPESP (ESTUDO QUÍMICO E ESPECTROSCÓPICO DA DINÂMICA DA VERMICOMPOSTAGEM DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DE COURO (CURTUMES) PARA PRODUÇÃO DE PLANTAS DE INTERESSE ECONÔMICO). Na primeira etapa deste trabalho (primeiro ano do doutorado), os resíduos já foram vermicompostados e analisados/monitorados quimicamente. O próximo passo seria a caracterização e monitoramento da vermicompostagem via métodos espectroscópicos de análise. Este estudo permitirá entender a dinâmica do processo de vermicompostagem, indicando os caminhos e fenômenos ocorridos ao longo da humificação da matéria orgânica. Serão utilizadas as seguintes técnicas espectroscópicas: absorção UV-Vis, espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), espectroscopia de fluorescência (FE), pirólise on-line acoplada à cromatografia gasosa e espectrometria de massas (Py-GC/MS), ressonância paramagnética eletrônica (EPR), ressonância magnética nuclear (1H e 13C NMR). Para a realização destas análises, firmou-se uma parceria com um grupo de pesquisa estrangeiro, com renome e reconhecimento internacional: Laboratorio Biomasse e Agroenergia - Gruppo Ricicla, da Università degli Studi di Milano (Itália), sob coordenação do Prof. Dr. Fabrizio Adani (Facoltaaý di Scienze Agracie). Atualmente, as universidades italianas e seus grupos de pesquisa vêm se destacando nesta área de estudo. Nos últimos anos ocupou a presidência da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (IHSS) diversas vezes, além de serem os desenvolvedores de diversas técnicas e métodos analíticos/espectroscópicos para o estudo e caracterização das substâncias húmicas em solos, sedimentos e compostos/vermicompostos produzidos a partir de insumos orgânicos. Sem dúvida, esse estágio enriqueceria os resultados e a consequente qualidade deste doutorado. Esta motivação, movida pelos méritos e ganhos acadêmicos que serão obtidos, nos fazem crer e nos motivam a solicitar esta bolsa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCAGLIA, BARBARA; NUNES, RAMOM RACHIDE; OLIVEIRA REZENDE, MARIA OLIMPIA; TAMBONE, FULVIA; ADANI, FABRIZIO. Investigating organic molecules responsible of auxin-like activity of humic acid fraction extracted from vermicompost. Science of The Total Environment, v. 562, p. 289-295, AUG 15 2016. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.