Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas epidérmicos para a análise de biofluídos

Processo: 14/02766-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 19 de julho de 2014
Vigência (Término): 18 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Debora Goncalves
Beneficiário:Debora Goncalves
Anfitrião: John A. Rogers
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos  
Assunto(s):Materiais biomédicos   Sensores biomédicos   Líquidos corporais   Suor

Resumo

Pretende-se, em um estágio de seis meses na University of Illinois at Urban-Champaign, pesquisar diferentes materiais e arquiteturas de sensores flexíveis e auto-suportados para a análise de biofluídos (em particular, suor). Para tanto, serão utilizados diferentes substratos elastoméricos visando a realização de análises não invasivas, por via epiderme, sem que haja a necessidade de manusear microfluídos complexos. Medidas de ganho de massa e de volume do substrato base em presença do suor serão realizadas, conjuntamente com medidas das variações de frequência e de pH com o tempo, em sistemas construídos especificamente para estas medidas. O principal método de análise será colorimétrico a partir do uso de indicadores de pH durante a detecção de componentes específicos do suor (tais como íons sódio). Os diferentes sensores produzidos serão comparados entre eles, visando a obtenção de sistemas epidérmicos mais eficientes para o monitorimento de fluídos corporais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZIGLIO, ANALINE C.; SARDELA, MAURO R.; GONCALVES, DEBORA. Wettability, surface free energy and cellulose crystallinity for pine wood (Pinus sp.) modified with chili pepper extracts as natural preservatives. Cellulose, v. 25, n. 10, p. 6151-6160, OCT 2018. Citações Web of Science: 2.
GONCALVES, DEBORA. Preparation and characterization of cellulose paper/polypyrrole/bromophenol blue composites for disposable optical sensors. OPEN CHEMISTRY, v. 14, n. 1, SI, p. 404-411, JAN 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.