Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunolipossomos peguilados contendo paclitaxel: preparação, caracterização e atividade antitumoral

Processo: 14/03228-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Osvaldo Novais de Oliveira Junior
Beneficiário:Vananélia Pereira Nunes Geraldo
Supervisor no Exterior: Vladimir P. Torchilin
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Northeastern University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/04246-4 - Imobilização da dapsona em sistemas biomiméticos: filmes automontados e monocamadas de Langmuir e Langmuir-Blodgett, BP.PD
Assunto(s):Paclitaxel   Neoplasias   Biofísica

Resumo

O desenvolvimento de novas formulações lipossômicas é crucial para o aprimoramento de sistemas de liberação controlada. Neste projeto, serão preparados e caracterizados lipossomos funcionalizados com polietilenoglicol (PEG) e o anticorpo monoclonal 2C5, os quais serão utilizados como carregadores do paclitaxel, fármaco muito usado no tratamento de câncer no cérebro e ovário. O maior desafio será incorporar o paclitaxel em imunolipossomos de longa circulação a fim de aumentar a especificidade da droga e reduzir seus efeitos colaterais incluindo hipersensibilidade, nefrotoxicidade e neurotoxicidade. Esses sistemas de liberação controlada serão caracterizados por espalhamento dinâmico de luz (DLS), medidas de potencial zeta e microscopia eletrônica de transmissão (TEM). Para verificar a interação dos lipossomos multifuncionais, análise por citometria de fluxo (FACS) e células HeLa e 4T1 incubadas com lipossomos serão realizadas. Espera-se compreender interações em nível molecular que poderão levar a sistemas de entrega de droga altamente específicos e efetivos na terapia do câncer. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SRIRAMAN, SHRAVAN KUMAR; GERALDO, VANANELIA; LUTHER, ED; DEGTEREV, ALEXEI; TORCHILIN, VLADIMIR. Cytotoxicity of PEGylated liposomes co-loaded with novel pro-apoptotic drug NCL-240 and the MEK inhibitor cobimetinib against colon carcinoma in vitro. JOURNAL OF CONTROLLED RELEASE, v. 220, n. A, p. 160-168, DEC 28 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.