Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da instrução em consciência fonêmica nas fases iniciais do desenvolvimento na aprendizagem de leitura e de escrita

Processo: 14/00711-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Regina Maluf
Beneficiário:Renan de Almeida Sargiani
Supervisor no Exterior: Linnea Carlson Ehri
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : City University of New York, New York (CUNY), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/12602-5 - Aprendizagem inicial da leitura e da escrita em crianças de 3, 4 e 5 anos de idade: um estudo experimental sobre diferentes tipos de intervenção em segmentação fonêmica, BP.DR
Assunto(s):Educação infantil   Desenvolvimento cognitivo

Resumo

Esta é uma proposta de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE-DR) no Graduate Center da The City University of New York (GC- CUNY), sob a supervisão da Professora Dra. Linnea Ehri. A proposta deste estágio integra o plano maior do projeto de doutorado de Renan de Almeida Sargiani (processo nº 2013/12602-5). O objetivo é analisar os benefícios de dois tipos de treinamento coletivo em consciência fonêmica na aprendizagem inicial das habilidades de leitura e de escrita. Os participantes serão crianças falantes do português do Brasil, com idades variando de 3 a 5 anos. A Professora Linnea Ehri é mundialmente reconhecida como uma das principais pesquisadoras e críticas da área de psicologia cognitiva da leitura. Ela é autora de vastas publicações sobre o tema abordado no projeto de pesquisa de doutorado. O estágio no exterior é importante para permitir o acesso do doutorando à bibliografia especializada sobre a aprendizagem inicial da leitura e o desenvolvimento da consciência fonêmica, e mais especificamente acerca da teoria de fases do desenvolvimento da leitura. A teoria de fases foi proposta pela professora Ehri. Essa teoria tem sido amplamente reconhecida e investigada internacionalmente, exceto no Brasil, onde poucos estudos foram realizados. O plano de trabalho do estágio se estende de 1 de agosto de 2014 a 31 de julho de 2015 (12 meses). As atividades programadas incluem: reuniões de orientação, análise de dados de um estudo piloto, treinamento em métodos de pesquisa e análise de dados e participação em aulas e cursos oferecidos pelo GC-CUNY. A conclusão deste estágio irá resultar em três produtos concretos: 1) análise dos dados do estudo piloto, 2) a publicação de um artigo científico e 3) apresentação de um estudo em um congresso internacional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARGIANI, RENAN DE ALMEIDA; EHRI, LINNEA CARLSON; MALUF, MARIA REGINA. Orthographic mapping instruction to facilitate reading and spelling in Brazilian emergent readers. APPLIED PSYCHOLINGUISTICS, v. 39, n. 6 NOV 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.