Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões da morfologia do sistema nervoso central de Hypoptopomatinae (Siluriformes: Loricariidae): implicações filogenéticas

Processo: 12/23231-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Francisco Langeani Neto
Beneficiário:Alaina Cristine Rosa
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Neuroanatomia   Sistemática

Resumo

Desde a primeira hipótese de relacionamento filogenético para Hypoptopomatinae, proposta por Schaefer em 1991, baseada em caracteres morfológicos, a diversidade da subfamília duplicou, o que teve grande impacto nas filogenias propostas posteriormente. Há também uma problemática envolvendo Hypoptopomatinae e Neoplecostominae em relação ao seu parentesco e gêneros componentes, além de haver uma grande divergência entre análises morfológicas e moleculares. Sendo assim, novas fontes de dados podem ser importantes para incrementar as análises, auxiliando na resolução de relações ainda confusas. Um exemplo de fonte alternativa de caracteres que, com sucesso, ajudaram a entender a filogenia de Trichomycteridae foi o estudo realizado sobre a musculatura facial do grupo. Estudos envolvendo morfologia do sistema nervoso central (SNC) tem demonstrado a grande variabilidade morfológica do cérebro, inclusive em nível específico. Essa abordagem forneceu resolução para grupos com topologia incerta, principalmente a nível de família, subfamília e gênero, além de levantar pistas sobre processos de convergência evolutiva e corroborando hipóteses de monofiletismo de Callichthyidae e suas subfamílias, em um trabalho realizado por Pupo, 2011. Com base no exposto, este projeto visa caracterizar o SNC de Hypoptopomatinae através de um levantamento de caracteres morfológicos, à procura de possíveis padrões dentro da subfamília que auxiliem na elucidação de problemas filogenéticos conhecidos para o grupo, além de uma comparação com alguns Neoplecostominae, subfamília mais intimamente relacionada à Hypoptopomatinae, e outros Loricariidae, de modo a interpretar evolutivamente a diversidade encontrada em Hypoptopomatinae. As estruturas do SNC serão analisadas através da dissecação de exemplares, seguindo o protocolo desenvolvido por Pupo (2011). Será feito um levantamento de caracteres seguido de uma análise filogenética por meio do software TNT visando comparação com as propostas vigentes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, FERNANDA O.; ROSA, ALAINA C.; LANGEANI, FRANCISCO. Microlepidogaster discus, a new species of Hypoptopomatinae (Siluriformes: Loricariidae) from the rio Jequitinhonha basin, southeastern Brazil. Zootaxa, v. 3873, n. 5, p. 560-570, OCT 20 2014. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Alaina Cristine. Sistema nervoso central de Hypoptopomatinae e Neoplecostominae (Siluriformes: Loricariidae) : implicações filogenéticas. 2015. 171 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.